Veículos de Comunicação

Maracaju

Piscicultores ameaçam fechar ponte de Aparecida do Taboado nesta sexta

Previsão é que o trânsito seja bloqueado a partir das 8h

Profissionais do ramo da piscicultura programam um bloqueio parcial nesta sexta-feira (12), na ponte rodoferroviária que liga os municípios de Aparecida do Taboado/MS e Rubiácea/SP. A ação deve iniciar a partir das 8h.

Em entrevista à correspondente do Jornal do Povo de Três Lagoas, Talita Matsushita, o presidente da Câmara Setorial do Pescado do Estado, Emerson Esteves informou que a ação terá início por volta das 8h. “Vamos apenas liberar a passagem para ambulâncias e veículos carregados com alimentos perecíveis. Os sul-matogrossenses que quiserem ir para o estado de São Paulo terão que dar a volta por Selvíria”, alertou Esteves, que lembra ainda dos estudantes de Paranaíba e Aparecida do Taboado que vão para Santa Fé do Sul e Fernandópolis.

O protesto, de cunho pacífico, conforme cita o presidente, é contra liminar que possibilita que a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira opere abaixo da cota mínima de 323 metros, conforme determina o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS). “Só liberaremos a ponte quando o Governo do Estado de São Paulo nos atender”, disse.

Esteves destacou que, o reservatório operou nesta quinta-feira com nível abaixo de 40%, sendo o mais baixo do País. “Eles não estão priorizando outras atividades, somente a geração de energia”, comentou o presidente do setor.

Segundo ele, várias outras instituições participarão do movimento, entre elas a Associação Comercial, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted), além de outras.