Veículos de Comunicação

Educação

Escolas particulares deverão ficar ainda mais caras em 2015

Reajuste deve ser decidido até 45 dias antes das matrículas

 

As escolas particulares de Três Lagoas devem anunciar nas próximas semanas o reajuste anual da mensalidade escolar, a estimativa para o próximo ano é que haja um aumento superior a 10%.  A alta da inflação deverá influenciar no reajuste anual da mensalidade, por isso os pais e responsáveis que têm criança matriculada em escola particular já podem ir preparando o bolso para 2015.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinepe/MS), Maria da Glória Barcelos, a planilha de custos e definição do valor está em fase de elaboração de cada instituição, mas já se cogita o aumento alto no valor da mensalidade. Ela explica que o sindicato não fixa percentual de aumento para as escolas, cabe à instituição instruir sobre como elaborar as planilhas de custos.  “As escolas estão estimando os valores. O ensino particular é o único serviço que precisa fixar o preço 16 meses antes da conclusão da prestação de serviço. Para este ano, que foi um ano atípico, com copa e eleição, fica difícil prever os reajustes”, afirmou Glória.  

Se for concretizado este percentual, a mensalidade das cinco escolas particulares de Três Lagoas sofrerá um reajuste equivalente ao dobro da inflação estimada pelo governo, que é de 6,5% no ano, ou seja, mais de 10%.

?Entretanto, esse aumento é apenas uma estimativa, já que, de acordo com o sindicato, cada unidade de ensino determina o aumento em relação aos custos.  “Cada escola tem o seu reajuste. Não tem como falar sobre um valor de todas. Cada diretor aumenta de acordo com seus custos”, disse a presidente.

É preciso atenção ainda às regras que definem quais custos os colégios podem incluir no valor pago todo mês. O valor da anuidade deve corresponder às despesas de aprimoramento do projeto didático-pedagógico ou para cobrir custos com reforma. “Antecipamos a reunião com as escolas particulares do Estado e orientamos que os custos são com os gastos patrimoniais, com as inovações que as escolas pretendem oferecer. O valor do reajuste é calculado levando em conta todas essas questões incluindo os reajustes dos salários dos professores”, disse Glória Barcelos.