Veículos de Comunicação

Oportunidade

Seca coloca em risco projeto da Colônia de Pescadores

Estiagem tem deixado nível da lagoa da área abaixo do ideal

Os integrantes da Colônia de Pescadores Profissionais Z-3 de Três Lagoas, correm o risco de não conseguirem concretizar, ao menos por enquanto, o projeto de pesca por meio de tanques-rede. A problemática, segundo o presidente da Colônia, Antônio de Souza Farias, é a estiagem que vem fazendo com que a água dos reservatórios venha diminuindo.

Antônio explicou à reportagem do JPNews, que, se não chover nos próximos dias, os pescadores terão que instalar os tanques-rede em outro área. “Na próxima semana vamos dar uma definição para isso”, avaliou o presidente da Z-3.

ÁREA ATUAL

Segundo Antônio, a área que os pescadores já conseguiram, inclusive já dispõe de licença ambiental, fica próxima da Cargil. “Lá há uma lagoa bem grande. Mas a estiagem está colocando em risco o nosso projeto. Não podemos investir em um local onde não teremos o retorno necessário”, desabafou.

De acordo com o presidente, o objetivo dos membros da Colônia de Pescadores é implantar aproximadamente 40 tanques-rede, ao custo de cerca de R$ 2,5 mil cada um. “Será um investimento que somará em torno de R$ 300 mil, entre a instalação dos tanques e aquisição de aproximadamente 2,2 mil alevinos (filhotes de peixes), para cada tanque. Em cada tanque esperamos abater cerca de 1,5 mil kg de peixe”, explicou ele.