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Moradores reclamam de coloração escura na água no Jardim Angélica

Problema registrado na tarde de quarta é investigado pela Sanesul

Moradores do Jardim Angélica reclamaram do surgimento de uma coloração escura na água vinda da rua. A mudança na coloração foi percebida no fim da tarde de quarta-feira. Em entrevista à equipe de reportagem da TVC – Canal 13, um morador explicou que estava aguando o jardim quando percebeu a mudança na cor da água. “Estava molhando a grama quando vi essa água, um líquido escuro, cor de café, que começou a sair da mangueira. Não tenho ideia do que possa ser”, disse.

Segundo o morador, o problema atingiu pelo menos outros quatro vizinhos da avenida Rosário Congro, com quem teve contato. “Não tem cheiro algum. Cheguei a desconfiar de óleo, mas ela também não tem oleosidade. É só a cor mesmo, que ficou escura”, destacou.

Esta foi a primeira vez que algo semelhante aconteceu com a rede de abastecimento daquela região. Até então, explicou o morador, o fornecimento de água era normal.

Procurado pela equipe de reportagem da TVC, o gerente da Sanesul, Álvaro Ricardo Calábria, informou que, assim que a empresa tomou conhecimento da situação, encaminhou à região técnicos do laboratório da Sanesul para coleta de amostras e, posterior, análise da água.

De acordo com ele, o escurecimento da água pode ser em decorrência de vários fatores. Entre eles, uma possível perfuração na rede de abastecimento de água. “Como tem muitas empresas terceirizadas trabalhando na construção da rede de esgoto, pode ser que algumas delas possa ter quebrado a nossa rede de abastecimento de água e, ao consertar, ter deixado entrar sujeira na rede. Se o conserto foi feito pela empreiteira, ela pode não ter obedecido os padrões da Sanesul, que determina fazer uma descarga na rede daquela região para fazer a limpeza”, disse.

No entanto, o gerente explicou que a análise de laboratório deverá determinar as causas do incidente. “Imediatamente após tomarmos conhecimento do fato mandados uma equipe da Sanesul no local para coleta e análise da água para determinar que tipo de resíduo é esse e tomarmos as medidas necessárias o mais rápido possível”, disse.

CONTROLE

No entanto, para evitar situações como esta, a empresa possui 56 pontos distribuídos na cidade que realizam coletas diárias na rede para identificar a qualidade de água que é fornecida à população. “Nós temos vários indicadores de qualidade. Alguns ligados à área de saúde e a qualidade de água. Um dos indicadores é preconizado pela lei federal e a gente supera o índice de coleta em 10%. Esses resultados são impressos na conta de água do consumidor a cada três meses”, finalizou o gerente.