Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Petrobras e Missão Salesiana pretendem qualificar 240 adolescentes

Projeto “Gerando Futuro” já atendeu mais de 1 mil jovens

Cerca de 240 adolescentes com idade entre 16 e 19 anos terão a chance de serem qualificados para o mercado de trabalho em Três Lagoas. Foi lançada nesta segunda-feira a segunda etapa do projeto “Gerando Futuro”, desenvolvido através de uma parceria entre Petrobras e Missão Salesiana visando o desenvolvimento profissional de jovens da rede pública de ensino.

De acordo com informações da Petrobras, a meta do projeto é a formação complementar – com aulas que vão desde a matemática e língua portuguesa à comunicação, cidadania e práticas administrativas, de cerca de 720 jovens em Três Lagoas. Para isso, serão três ciclos com 240 alunos cada, nos dois períodos (vespertino e noturno) por dois anos.

As aulas, que se iniciam neste mês e se estendem até julho de 2015, são voltadas para alunos de 16 a 19 anos matriculados na rede pública (municipal, estadual ou federal) de Três Lagoas, cursando entre o 7º ano do Ensino Fundamental e o 3° ano do Ensino Médio – ou com os estudos já concluídos. Estão previstas aulas de português, matemática, raciocínio lógico, informática, esporte, cultura, cidadania, direitos humanos. No Centro Juvenil Jesus Adolescente, situado no bairro Vila Piloto, os jovens ainda terão acesso a programas governamentais de capacitação profissional, como o Prominp, a cursos universitários e ao mercado de trabalho em geral. Além disso, ainda terão aulas voltadas para a prática da indústria de gás natural e fertilizantes – áreas em que a Petrobras tem ou está instalando indústrias em Três Lagoas.

A primeira fase do Projeto, realizada entre 2011 e 2013, beneficiou mais de mil jovens do município. Conforme informações do Centro Juvenil, os resultados são positivos. Na primeira turma, composta por 480 alunos – recordista em inscritos, por sinal, – o índice de aprovação no Promimp foi de 75%. Além disso, nas 15 modalidades existentes do programa, os alunos do projeto foram os primeiros colocados em nove.

INSCRIÇÕES

Ainda segundo a Petrobras, as inscrições para o programa se estendem até esta sexta-feira, dia 14, na sede do Centro Juvenil, ou até durarem as vagas. Para se matricular, o interessado deve apresentar cópia dos documentos pessoais (CPF e RG) e também de comprovante de residência e atestado de matrícula na rede pública de ensino. Os alunos com menos de 18 anos precisam estar acompanhado dos responsáveis.

Entre os benefícios adicionais oferecidos aos jovens contemplados está bolsa auxílio mensal no valor de R$ 120 durante o período do curso, lanche na instituição, material didático e transporte gratuito. As aulas, neste primeiro ciclo, terão início já no dia 17 deste mês e têm previsão de duração até julho de 2015.

A Petrobras já atua no município de Três Lagoas com a Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes e com o projeto da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-MS), que terá capacidade para produzir anualmente 1,2 milhão de toneladas de ureia, além de 81.000 toneladas de amônia para comercialização.