Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Governador vem a Três Lagoas para inaugurar obras

Entre as obras está a nova sede da Unei "Tia Aurora"

No próximo dia 17 de dezembro o governador André Puccinelli (PMDB) estará em Três Lagoas para inaugurar as obras do contorno ferroviário e também a nova sede da Unidade Educacional de Internação (Unei) “Tia Aurora”. A expectativa é de que ele também assine a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional de Três Lagoas.

Em relação ao contorno ferroviário, as obras já estão praticamente prontas, restando apenas à conclusão do pátio de manobras entre, outros detalhes. A previsão era de que o trem já começasse a passar pelo contorno a partir deste sábado. Entretanto, segundo o engenheiro da Agesul, a equipe da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não poderia estar no município hoje, por isso o novo traçado ferroviário não será ativado neste sábado, porém está previsto que isso aconteça já na semana que vem.

O contorno é considerado a obra emblemática do governo do Estado em Três Lagoas. Puccinelli sempre comentou que, antes de encerrar o seu mandato iria deixar uma obra emblemática nos principais municípios do Estado.As obras do contorno ferroviário de Três Lagoas foram iniciadas em 2010, entretanto, por uma série de questões, foram paralisas, só retomadas neste ano.

UNEI

Já a Unidade Educacional de Internação, localizada na BR-262, no Jardim Imperial também já está praticamente pronta. A nova Unei terá capacidade para 70 adolescentes, inclusive será a maior unidade do Estado e uma das mais modernas do país, segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que esteve nesta semana em Três Lagoas e aproveitou para visitar as novas instalações da Unei.

A nova Unei foi orçada em R$ 9 milhões e contará com recepção, bloco de administração, ambulatórios médicos e odontológicos totalmente equipados, alojamentos de agentes e guaritas para a Polícia Militar. A unidade foi construída em um terreno de 30 mil metros quadrados, com uma área total de 4.850 metros.

HOSPITAL

Desde o início deste ano já eram para terem sido iniciadas as obras de construção do Hospital Regional. Mas, na primeira licitação nenhuma empresa compareceu e, na segunda, quando a empresa Prática venceu, houve o cancelamento da licitação por causa da mudança de local da construção do hospital. Novo procedimento licitatório foi aberto. Entretanto, como houve a interposição de recurso por parte de duas empresas, até agora não ficou concluída a licitação.

No entanto, está situação deve ser resolvida até o dia em que o governador estará em Três Lagoas. O governador André Puccinelli disse que, mesmo a obra não sendo concluída neste ano, ele deixaria recursos em caixa para que o próximo governador possa concluir o hospital. A construção do Hospital Regional, orçado em R$ 41 milhões, faz parte do projeto de instalação da Faculdade de Medicina em Três Lagoas. A princípio, o prédio do hospital seria construído em um terreno em que pertencia a Companhia Energética de São Paulo (CESP), onde funcionou a antiga Moradia Estudantil da UFMS. No entanto, como não houve a concretização da doação desta área ao município pela Cesp, a prefeitura teve que providenciar outra área, que foi doada pelo empresário Magid Thomé Filho. A nova área está localizada no Rodoanel Viário Samir Thomé, em frente à indústria têxtil Cortex.