Veículos de Comunicação

Oportunidade

Construcampo será multada em R$ 10 mil por impacto ambiental na Lagoa

Além da pena, empresa terá que efetuar a limpeza do local

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia anunciou, ontem, que irá autuar a empresa Construcampo em R$ 10 mil, pelo impacto ambiental proveniente da lama asfáltica lançada em uma das caixas de contenção da Lagoa Maior, na última quarta-feira, 10.

A empresa estava realizando obras de pavimentação no Jardim Ipacaraí, após a chuva do dia 10, o óleo usado para compor a lama asfáltica caiu na caixa de contenção da 1ª Lagoa.

Em comunicado a imprensa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou que além da multa, a empresa será obrigada a realizar medidas mitigatórias. Entre elas, drenagem da caixa de contenção, retirada de vegetação contaminada ou terra, num prazo máximo de 24h depois de receber o documento. Caso a empresa não cumpra o previsto na autuação, ela passa a pagar multa diária.

Fiscais da prefeitura identificaram que tanto a água da caixa de contenção, quanto à vegetação das margens foram contaminadas com o produto.

A Associação Amigos da Lagoa está acompanhando atentamente todo o desdobramento da contaminação das caixas de contenção. O presidente da Associação Claudio Roberto Souza Santos, conhecido como Jacaré, esteve por três vezes na lagoa, ontem, às 10h, 13h e 15h, e, segundo ele, em nenhum momento encontrou pessoas realizando o serviço de limpeza. Na quarta-feira, dia em que o crime ambiental fora constatado, funcionários da empresa realizaram a remoção manual de parte do material derramado.

Porém, Jacaré ressaltou que,caso chova novamente, a água pode percorrer pelo local contaminado e chegar até a lagoa. Por isso, o grupo aconselha o esvaziamento da caixa, para evitar qualquer indício do problema. O presidente também sugere que o dinheiro proveniente da multa seja revertido em prol da própria lagoa, e não em outros setores da prefeitura, uma vez que foi a Lagoa a afetada com o acidente.