Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Em Três Lagoas, 10,2% dos jovens não concluíram o ensino médio

Na zona rural, a evasão escolar no ensino médio é ainda maior

Em Mato Grosso do Sul,menos da metade, ou seja, 42,2% dos jovens de até 19 anos concluíram o ensino médio em 2013. Em 2012, o número foi maior, 54,2%, e em 2011, chegou-se a 52,9%. Os dados foram divulgados nesta semana pela ONG Todos pela Educação, baseada em resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).

Segundo o estudo, Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados que registraram os menores índices de jovens de até 19 anos que concluíram o ensino médio. A taxa está quase 20 pontos percentuais abaixo da meta estabelecida pela ONG Todos pela Educação para 2013, que é de 61,3%.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Três Lagoas, no ano passado,10,2% dos jovens abandonaram as escolas e não concluíram o ensino médio.O índice leva em consideração levantamento feito nas escolas municipais, estaduais e particulares. Nas escolas da zona rural, o número de jovens que abandonaram o ensino médio é  mais elevado,17,2%, e nas unidades escolares da cidade, chega em 9,9%.

Ainda segundo dados do Inep, em 2013, 74,6% dos jovens foram aprovados e concluíram o ensino médio em Três Lagoas, e 15,2% foram reprovaram.

Ensino Fundamental

 Ainda segundo o estudo da ONG Todos pela Educação, 69,6% dos jovens do Mato Grosso do Sul de até 16 anos terminaram o ensino fundamental em 2013. O índice apresentou uma melhora em relação aos anos anteriores. Em 2012, 52,7% dos jovens de 16 anos terminaram o ensino médio e, em 2011, 65,4%. O índice, no entanto, ainda está abaixo da meta estabelecida pela ONG, que é de 84% para 2013.

De acordo com dados do Inep, o número de alunos que abandonaram o ensino fundamental, em Três Lagoas, é menor do que os que não concluíram o ensino médio em 2013. No ano passado, 2,9% dos alunos abandonaram o ensino fundamental em Três Lagoas. Somente alunos da zona rural foram 3,4% e das unidades da zona urbana, 2,8%.Ainda segundo dados do Inep, 81,8% dos alunos foram aprovados e concluíram o ensino fundamental em 2013, e 15,3% reprovaram.

Na opinião da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted), Maria Diogo, muitos alunos abandonam o estudo por falta de atrativos nas escolas. “As escolas oferecem as mínimas condições de infraestrutura, principalmente na área de tecnologia. Não tem computadores e tablets, então, os alunos ficam desmotivados “, comentou.

Outro fator que contribui para a evasão de alunos no ensino médio, segundo Maria Diogo, é que os jovens acabam abandonando a escola para trabalhar . “Lá na frente, no entanto, eles retornam para terminar o segundo grau. Hoje, sem segundo grau dificilmente as pessoas conseguem emprego”, disse. A não conclusão do ensino médio, conforme a presidente do Sinted, não é um problema que ocorre apenas em Três Lagoas e, em Mato Grosso do Sul, mas em todo o país. Tanto que, diminuir esses índices é uma das metas do Ministério da Educação.