Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Estatuto da Liga deverá passar por adequação

Clubes têm prazo de 15 dias para regularizar Atas

A Liga Desportiva Três-Lagoense (LDT) terá o estatuto alterado para se enquadrar nas normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul. A mudança inclui novas leis, inclusive, na composição da diretoria. O mandato da atual diretoria termina no início de 2015. Porém, para que as eleições sejam realizadas, a Liga não pode estar inadimplente com as prestações de conta com a Administração Municipal.

O presidente da LDT, Francisco Barros, o Ceará, não informou uma data exata, mas nos próximos dias deve ir a Campo Grande marcar uma assembleia geral para reforma estatutária da Liga.

Como explica Ceará, uma das leis já previstas para serem implantadas é na diretoria, que garante ao presidente e vice-presidente eleitos, o direito a quatro vice-presidentes nomeados pela diretoria, que formarão um conselho técnico. A mudança foi bem avaliada pelo presidente da LDT. “Em meio às polêmicas que a Liga enfrentou esse ano, um conselho técnico deve vir para ajudar na tomada de decisões. Vejo como uma parceria. Tomar decisões administrativa, sozinho pesa muito”.

A medida, caso seja implantada no estatuto da Liga, passa a ser aplicada na próxima diretoria. No entanto, a Liga ainda está inadimplente por não ter apresentado a prestação de contas a prefeitura dos anos 2013 e 2014, o que impede, por ora, uma nova eleição. O atual presidente fica inelegível por improbidade administrativa. O mandato da atual diretoria encerra no dia 15 de fevereiro, como informou o presidente.

Ceará contabiliza que dos 37 clubes da Liga, 28 tem a possibilidade de poder de voto. No entanto, sem números exatos, o presidente informou que alguns clubes necessitam registrar Ata em cartório. O prazo dado por Ceará aos times é de 15 dias para que o registro seja realizado. “Os times têm compromisso com a Liga, assim como a diretoria. Estamos correndo contra o tempo para que o calendário de atividades de 2015, que inclusive já está feito, flua normalmente”.

Dentro da agenda apertada citada por Ceará, está a apresentação da prestação de contas pendentes. Segundo ele, a prefeitura deu até 31 de dezembro para os documentos sejam apresentados.

Ainda segundo o presidente, os clubes que receberam verba já prestaram conta à Liga. O que estaria travando a apresentação das prestações de contas a Administração Municipal é um impasse com fornecedores de uniformes para Liga.

CORTES

Por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, a assessoria jurídica informou que os repasses para a Liga foram bloqueados devido às pendências das prestações de contas. E caso a situação administrativa da Liga não seja regularizada, os recursos para 2015 estão previamente cortados.