Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ecoponto de Três Lagoas contabilizou 1.410t de pneus recolhidos

Até hoje, já foram recolhidos mais de 5 mil t de pneus velhos

A Secretária de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas divulgou o balanço anual da coleta de pneus do Ecoponto, somente este ano foi recolhido 1.410 mil toneladas.

Desde 2008, o setor já recolheu mais de cinco mil toneladas, chegando ao total de 5.072 mil toneladas. O mês que houve mais materiais coletados foi em abril, com 183 toneladas.

No mês de Janeiro, foram recolhidos 118.00, Fevereiro 119.00, Março 99.00, Abril 183.00, Maio 180.00, Junho 158.00, Julho 80.00, Agosto 182.00, Setembro 75.00, Outubro 81.00, Novembro 49.00 e Dezembro 86.00, totalizando as 1.410 toneladas.

Os pneus são levados para Campo Grande, onde são triturados, após retirados todo o aço do material e, encaminhados para a cidade de Bodoquena, também no estado do Mato Grosso do Sul. O material é utilizado para a alimentação de caldeiras, na incineração, substituindo as madeiras nesse processo, proporcionando uma ação inflamável melhor, além de contribuir com o meio ambiente, já que muitas vezes esses pneus, são descartados em qualquer lugar, se tornam focos criadores do mosquito da dengue.

Entre os principais fornecedores deste material estão transportadoras, empresas de ônibus, borracharias, em cada arrecadação essas empresas deixam em média de 100 a 200 pneus no CCZ.

O médico veterinário, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Antonio Luiz Teixeira Empke, ressaltou que a coleta não gera nenhum tipo de renda para o município, porém, contribui e muito para manter a limpeza urbana.

Antonio também comentou da reutilização desses materiais “Em Campo Grande, o material triturado vem sendo acrescentado no preparo do concreto, substituindo a pedra. Outros lugares também utilizam o material para a composição do asfalto, mas em MS ainda não temos esse tipo de serviço”.

O Ecoponto é uma parceria firmada entre o município e a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (ANIP), com um termo de cooperação mútua assinada pelas duas partes que prevê o recolhimento dos pneus, em espaço ambientalmente adequado, com autorização e licença do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

“Quem contribui recolhendo esse material e nos encaminhado não está ajudando o setor de zoonose, e nem a prefeitura, mas sim toda a cidade de Três Lagoas e o meio ambiente”, finalizou o responsável pelo Ecoponto.