Veículos de Comunicação

Oportunidade

Objeto encontrado em sítio é tanque de combustível

AEB afirma que peça não é radioativa

Ainda não se sabe a origem de um objeto encontrado em um sítio de Santa Rita do Pardo, na madrugada deste domingo, 26. Na tarde desta segunda-feira, 29, a Agência Espacial Brasileira(AEB), identificou como sendo um tanque de combustível espacial. Autoridades locais estavam preocupadas com os riscos que o objeto poderia trazer para as pessoas que se aproximassem dele, mas a agência já informou que o objeto não é radioativo.

Conforme a assessoria, a identificação foi feita pela análise da imagem da estrutura. Ainda não se sabe a que tipo de equipamento pertence. Uma das hipóteses é que seja parte de um veículo lançador. Nesses casos, normalmente, o tanque de combustível é liberado automaticamente depois que a estrutura atinge uma determinada altura.

A segunda hipótese, segundo a assessoria da AEB, é que o tanque pertença a um satélite e tenha acidentalmente se desprendido durante órbita. Em ambos os casos, conforme o órgão, a chance de o objeto ser brasileiro é quase nula, porque o país utiliza tecnologia de placas solares para mover os objetos que coloca no espaço.

A Polícia Civil de Santa Rita registrou o caso como ‘achado de coisas’, e é responsável por investigar o que é, e de onde vem o objeto. Até o momento, nenhuma entidade espacial se manifestou como sendo proprietária do tanque.

Achado do tanque

Moradores do local contaram que o tanque ‘caiu do céu’, após luzes parecidas com fógos de artificio aparecem em meio às nuvens.

O dono da propriedade rural, de 68 anos, disse à Polícia Civil que ouviu um barulho muito alto de madrugada, como se alguma coisa tivesse caído ao solo, mas voltou a dormir. No início da manhã ele encontrou o objeto semelhante a um tanque de combustível envolto de fita da cor preta.