Veículos de Comunicação

Variedades

Gaeco, Polícia Civil e PRF fazem operação contra furto de gado em MS

Promotor do Gaeco afirmou que três pessoas já foram presas

O Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumprem, na manhã desta terça-feira (14), 10 mandados judiciais, sendo seis de busca e apreensão, três de sequestro de veículo e um mandado de prisão em Coxim, a 243 km de Campo Grande. Trata-se de uma operação contra uma quadrilha que estaria furtando cabeças de gado na região, além de suplementos agrícolas e de rações.

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), já foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois sequestro de veículos, além do mandado de prisão. Durante a ação, outras duas pessoas foram presas e o promotor do Gaeco Marcos Alex Vera não descarta a possibilidade de que mais pessoas sejam detidas ao longo do dia.


"Já recuperamos 50 cabeças de gado furtado e apreendemos também 7 armas, sendo um fuzil, uma espingarda 12 mm, uma pistola 9mm e outras armas calibre 22 e 38”, afirmou o promotor. Ele ainda afirmou que a uma perícia será feita na propriedade rural onde foram furtadas as cabeças de gado.


O resultado completo da operação deve ser divulgado ainda nesta terça-feira. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), 42 policiais estão envolvidos na operação além de dois Promotores de Justiça .


Investigações
De acordo com o MPE, a quadrilha é monitorada desde 2012, quando articulou-se para praticar crimes de furto qualificado e receptação. As investigações apontaram que funcionários das fazendas tinham envolvimento nos crimes. Eles repassavam informações sobre o funcionamento das propriedades e ajudavam na ocultação dos furtos, que só eram descobertos pelas vítimas depois.