Veículos de Comunicação

Educação

Abandono escolar é maior no Ensino Médio em Três Lagoas

Problemas como gravidez precoce, necessidade de ajudar na renda familiar e drogas são os principais motivos

 

Fatores econômicos e sociais, como necessidade de completar a renda familiar, busca de colocação no mercado de trabalho (mesmo que seja em empregos indiretos), gravidez precoce e uso de drogas. Estes são os principais fatores que levam estudantes na fase da adolescência, com mais de 15 anos, a deixarem a escola sem completar o Ensino Médio em Mato Grosso do Sul.

Conforme dados da Secretaria Estadual de Educação (SED), em 2010 o abandono escolar na rede estadual em Três Lagoas chegou a 4,4% no Ensino Fundamental e 11,2% no Médio. O número, embora ainda considerado alto, demonstra uma queda acentuada em relação a 2009, quando a evasão chegou ao percentual de 14% entre os adolescentes com mais de 14 anos.

A SED relaciona a redução entre os anos de 2009 e 2010 a ações como implantação de projetos e programas direcionados à formação profissional dos jovens. Entre eles: Ensino Médio em Tempo Integral, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Ensino Médio Integrado e Curso Estadual Preparatório para Ingresso na Educação Superior. As medidas já estariam trazendo resultados. Conforme a pasta, dados do censo escolar apontam um aumento constante no número de matrículas: 2009 (78,9 mil matrículas), 2010 (86,1 mil) e 2011 (86,5 mil alunos matriculados).
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 279,4 mil alunos matriculados em toda a rede estadual. Em Três Lagoas, são 11,2 mil estudantes.

Confira a matéria completa na edição Nº 4.863, de 13 de janeiro, do Jornal do Povo.