Veículos de Comunicação

Educação

Medicina da UFMS tem a 15ª maior nota de corte do país

Significa que dentre os cursos de Medicina do país, o oferecido pela UFMS é o 15º mais difícil para o candidato ser selecionado

O curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem a 15ª maior nota de corte das 30 instituições de ensino superior do Brasil que têm a graduação. Significa que dentre os cursos de Medicina do país, o oferecido pela UFMS é o 15º mais difícil para o candidato ser selecionado. Conforme divulgado ontem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a menor nota dentre os, até então, classificados para estudar Medicina na federal é 783,51. No Brasil, a maior nota de corte é de inscrito da Universidade Federal Fluminense (UFF), 912,55.

O Direito da UFMS tem a segunda maior nota de corte dentre as graduações que a instituição oferece. No ranking das 55 universidades do país que têm as maiores notas de corte para o curso, a federal de Mato Grosso do Sul ocupa a 18ª posição. A UFF mais uma vez aparece no topo da lista, com nota 826,08. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a universidade do Rio de Janeiro oferece acréscimo de 20% na nota (um bônus) para os estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública.

A nota de corte é a menor nota de candidato inscrito e, até aquele momento, classificado para o curso escolhido por ele. Por exemplo: a UFMS oferece pelo Sisu 60 vagas para Medicina, portanto 783,51 é a nota do candidato inscrito para a graduação que ocupava, até então, a 60ª vaga.

Inscrições
 
Terminou as 23h59min de ontem o prazo para os estudantes interessados em concorrer a vagas nas 95 universidades do país que selecionam candidatos por meio do Sisu. Hoje, será possível ter a real nota de corte para todos os 3.327 cursos disponíveis pelo sistema e o total de inscritos para cada curso, podendo ser calculada a concorrência por vaga.
Inscreveram-se para concorrer às 6.815 vagas oferecidas pelos três estabelecimentos de ensino superior do Mato Grosso do Sul que utilizam o Sisu como forma de seleção, 102.942 estudantes. No Estado, as universidades universidade Federal (UFMS), Estadual (UEMS) e no Instituto Federal de Educação (IFMS) disponibilizam juntos 149 cursos. No Brasil, o Sisu recebeu 3.259.093 inscrições.

Matrícula

No domingo, dia 15 de janeiro, o Sisu vai divulgar as listas de aprovados na 1ª chamada. O candidatos terão os dias 19 e 20 para fazer as matrículas. Na UFMS, o atendimento será das 7h as 11h e das 13h as 17h nas secretarias dos cursos. De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, na segunda-feira a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) divulgará, no site www.copeve.ufms.br, a lista com a localização, telefones e horários para as matrículas para cada curso.

Para matricular-se na Universidade Estadal de Mato Grosso do Sul (Uems), os selecionados terão de procurar os campi da instituição das 12h as 18h. O Insituto Federal de Educação atenderá os estudantes das 9h as 11h, das 15h as 17h ou das 19h as 20h.