Veículos de Comunicação

10

Média diária de atendimentos na EACS de Santa Luzia é de 100 pacientes

São em torno de 3 mil o número de pessoas que procuram mensalmente o atendimento no posto de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde do bairro

Construída em 1991 pelo então prefeito Miguel Jorge Tabox, a Unidade de Saúde de Santa Luzia “Eurydice Chagas Cruz” passou por recente reforma e ampliação para atender às necessidades do aumento populacional do bairro e região da Cidade.

De simples Unidade Básica de Saúde (UBS), esta unidade passou a ser Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), ampliando área de atendimento e melhorando a qualidade dos serviços que são prestados à população do Santa Luzia e bairros adjacentes.

Segundo informou a coordenadora da EACS Santa Luzia, enfermeira Alice Mizue Inumaru, a média diária de atendimentos é de 100 pessoas, o que resulta em torno de 3 mil pacientes, por mês.

Com uma equipe de 31 servidores, incluindo os 11 Agentes Comunitários de Saúde, Clínico Geral, Pediatra, Ginecologista e Dentista, esta Unidade de Saúde atende das 6h às 11h e das 12h às 17h.

“Por ser uma unidade de EACS, atendemos a toda a população, seja ela residente em qualquer que seja o bairro”, explicou Alice. “Vem gente de todos os bairros da Cidade. Acredito que a preferência médica seja o principal fator do intenso movimento desta unidade de saúde”, completou a coordenadora.

Apesar do intenso e contínuo movimento, “não temos tumulto, aglomeração de pessoas, nem mesmo as tristes filas que se formavam desde as primeiras horas da madrugada para garantir atendimento”, lembrou a enfermeira Alice.

Além da preferência médica, a qualidade das novas instalações, espaço confortável de espera e a atenção que se dá às pessoas têm sido importantes fatores que pontam a EACS Santa Luzia como uma das melhores e mais eficientes unidades de atendimento à saúde da população de Três Lagoas.

“Todas as consultas médicas e atendimento odontológico são previamente agendas”, assegurou a coordenadora.

REFORMA

A Prefeitura de Três Lagoas investiu R$ 87.776,39 na obra de reforma, entregue à população no dia 9 de novembro de 2011, e mais ou menos R$ 10 mil no novo mobiliário e utensílios. Foram executados serviços de adaptação e ampliação do prédio existente, pintura geral, novo piso e revestimento, reparo e troca das instalações elétricas e hidráulicas, cobertura da área ampliada e construção de novos banheiros feminino e masculino para o público.

Com essa reforma e ampliação, o novo posto EACS Eurydice Chagas Cruz, do Bairro Santa Luzia passou a contar com os seguintes espaços: recepção, salas de espera, dois banheiros, farmácia, três consultórios médicos, um consultório odontológico completo; sala de vacinação, sala de inalação, esterilização, sala de curativos, enfermagem, área de serviço, depósito e copa.

“Agora temos uma Unidade de Saúde mais ampla e completa, temos asfalto, temos iluminação pública e outras benfeitorias”, disse, na solenidade de inauguração da reforma, a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.