Veículos de Comunicação

Educação

Lista tríplice para reitor da UFMS é encabeçada por Célia Maria

A atual reitora Célia Maria Silva Corrêa Oliveira encabeçará a lista tríplice para reitor da UFMS

A atual reitora Célia Maria Silva Corrêa Oliveira encabeçará a lista tríplice para reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em uma nova eleição realizada ontem. Célia havia sido escolhida pelo voto popular na eleição realizada na terça-feira passada. Entretanto, ontem, quando o Colégio Eleitoral iria homologar o resultado e indicar o candidato não eleito pelo voto, todos os nomes foram submetidos a uma nova eleição.

Enquanto, na primeira eleição, mais de 6,6 mil pessoas participaram do processo. Na tarde de ontem, a votação ficou restrita aos 127 conselheiros do Colégio Eleitoral. Desses, 100 participaram do processo.

O resultado, conforme o pró-reitor Derci Pedro de Oliveira (em entrevista concedida pelo telefone), foi de 72 votos para Célia Maria, 15 para Antônio Carlos do Nascimento Osório, que ficou em segundo com a diferença de um ponto da professora de Química, Ângela Antônia Sanches Tardino Delben – a terceira colocada no processo eleitoral.

Para o cargo de vice-reitor, João Ricardo Filgueiras Tognini obteve o maior número de votos, ao todo 72. Ele foi seguido por Teodorico Alves, 14 votos, e Lincoln Carlos Silva de Oliveira, cujo nome também foi indicado pelo Colégio Eleitoral. Cada consulta teve um voto em branco.

O próximo passo agora, informou Derci, será encaminhar o resultado para o Ministério da Educação (MEC), que define quem será o próximo reitor da Universidade. 

PROTESTO
Uma manifestação está programada para acontecer às 9h de hoje, em frente à reitoria, em Campo Grande. Os estudantes cobram que o voto deles e dos técnicos tenha o mesmo peso do dos professores. Pelo atual processo, o voto do corpo docente vale 70%, enquanto que os dos alunos e técnicos têm peso de 15%.