Veículos de Comunicação

Educação

Alunos da Rede Municipal entram em férias na segunda

Mais de 12 mil estudantes serão beneficiados e devem retornar no próximo dia 26

 Os alunos da Rede Municipal do município entram em férias a partir desta segunda-feira e só retornam no dia 26 deste mês. De acordo com a coordenadora de inspeção escolar da Secretaria de Educação, Altamira Oliveira Campos, a rede conta com 8.018 alunos no ensino fundamental e 4.208 nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Porém, 890 dos CEIs permanecerão estudando em período integral já que as mães trabalham e não têm onde deixar as crianças.

A diretora do departamento de desenvolvimento educacional e pedagógico Jussara Aparecida de Souza Fernandes disse que, no próximo dia 24, haverá uma reunião com todos os educadores da Rede Municipal. O objetivo é avaliar o desempenho dos alunos e educadores no primeiro semestre e identificar se existe a necessidade de alterar certos procedimentos para que as aulas possam ser mais produtivas.

Ela adiantou, porém, que com base nas notas do primeiro bimestre já é possível observar que os estudantes vêm apresentando um bom rendimento escolar. Isso porque grupos de estudo, formados por professores, reúnem-se mensalmente para discutir as dificuldades dos alunos e estudarem propostas para que elas sejam sanadas.

“Existe toda uma preocupação para que o trabalho dos professores produza algum efeito quanto ao aprendizado dos nossos alunos”, destacou a diretora. Afirmou também que a rede tem investido na formação do professor e realiza planejamento pedagógico para que o resultado do fechamento de cada bimestre seja sempre positivo.

O encontro será encerrado com uma palestra no anfiteatro da Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) sob o tema “Educar em todos os cantos é o trabalho do bom professor”. A Palestra será ministrada pelo professor doutor Paulo Padilha, do Instituto Paulo Freire de São Paulo (SP).

No dia seguinte, os alunos retornam à escola. Jussara destacou que a programação dos professores não prejudica as aulas dos estudantes, pois ela já está inserida no calendário escolar desde o início do ano letivo.

REFORÇOS

Jussara destacou os trabalhos de reforço escolar e apoio pedagógico que são realizados no decorrer do ano para evitar ao máximo a possibilidade de reprovar um estudante. Os alunos que possuem dificuldades em determinadas matérias estudam a disciplina em horário diferente ao da aula. “Geralmente, eles têm dificuldades em matemática ou português. Profissionais qualificados tiram todas as dúvidas até que elas sejam totalmente esclarecidas”, destacou.

Já o trabalho desenvolvido com os alunos que precisam de apoio pedagógico é considerado mais delicado. Isso porque eles não possuem dificuldade em apenas uma matéria, mas sim na grande maioria delas. “São alunos com déficit de atenção ou que já repetiram o ano mais de quatro vezes seguidas”, explicou Jussara.

Para que o trabalho com esses alunos seja eficaz, a sala de aula não pode ter mais do que sete, pois o professor terá de dar atenção especial para cada um deles em cada encontro. “O profissional precisa identificar as limitações de cada um deles e ainda determinar o melhor método de trabalho. Se a sala fosse cheia, eles não conseguiriam dar conta”, salientou.