Veículos de Comunicação

Educação

Conexão Prominp é encerrada com 170 contratados

Evento reuniu ex-alunos e representantes do consórcio da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados, da Petrobras

 Cento e setenta jovens, ex-alunos da primeira turma do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) de Três Lagoas e região, deixaram a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com grandes chances de serem contratados pelas empresas que compõem o consórcio para a construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN III), da Petrobras.

O resultado foi obtido durante o Conexão Prominp, evento realizado através de uma parceria entre estatal e Senai para reunir, em um único espaço, ex-alunos da primeira turma do Prominp e representantes das empresas.

Conforme o gerente do Senai em Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, ao todo, o evento reuniu 212 ex-alunos, já formados pelo Senai. Desses, 170 deixaram as conversações com mapeamento de perfil feito pelas empresas. O índice surpreendeu o gerente: “Quando organizamos o evento, esperávamos em torno de 80 ex-alunos, devido ao fato de que muitos já estavam inseridos no mercado de trabalho. Mas não foi isso que aconteceu. Estamos falando em um índice de contratação superior à margem de 80%. Esses ex-alunos deverão ser chamados nos próximos dias.”, completou.

Eles deverão atuar na área da construção civil. São carpinteiros, pedreiros, armadores, pintores entre outros que foram qualificados por meio do programa. “Todos os cursos do Prominp visam atender a demanda da obra que está em andamento. Nesta primeira etapa, o principal foco é a construção civil. Por isso, o foco nestes cursos”, explicou.

A CONEXÃO

O encontro aconteceu na sede do Senai. Ao todo, os alunos foram ouvidos por seis representantes dos departamentos de Recursos Humanos da Petrobras e das empresas que fazem parte do consórcio. O objetivo foi permitir que os candidatos conheçam não apenas a empresa, mas como funcionam as etapas do processo seletivo e, para as empresas, permitir que elas façam um mapeamento do perfil de cada ex-aluno.

As conexões aconteceram em dois momentos: o primeiro, realizado pela manhã, foi destinado apenas aos formados pelo Cetec de Três Lagoas. Ao todo, 129 candidatos compareceram. Já no período da tarde, foram entrevistados os ex-alunos formados na região, em cidades Brasilândia, Água Clara, Bataguassu e Selvíria.

Ao todo, 320 alunos foram formados na primeira turma do Prominp. Outros 220 estão em processo de qualificação apenas em Três Lagoas. Eles deverão concluir os cursos dentro de 15 dias. A intenção, segundo antecipou o gerente, é que após a formatura uma nova edição do Conexão Prominp seja realizada no município.