Veículos de Comunicação

Educação

Escolas Municipais de Três Lagoas superam metas do Ideb

O destaque ficou com Escola de Campo Antônio Camargo Garcia que alcançou em 2011a meta individual prevista para 2019

As escolas Municipais de Três Lagoas, em sua maioria, conseguiram atingir as metas estipuladas na avaliação de 2011 do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) que mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e em taxas de aprovação.


Essa medida é tomada a cada dois anos. Com isso, há uma prova que é aplicada em todos os alunos de todas as escolas do Brasil. A nota dos alunos estabelecerá o nível da escola.

Na avaliação, Três Lagoas está crescendo continuamente. Nas provas de 2005 para 2007 as escolas de responsabilidade do Município cresceram 2 pontos, de 2007 para 2009 o crescimento continuou em 2 pontos. Já no comparativo do Ideb de 2009 com o de 2011, as escolas Municipais atingiram 5 pontos.

“A meta era chegar aos 5.5 até 2016. Mas levando em conta esta última avaliação estamos adiantando esta meta para 2013”, explicou o secretário de Educação do Município, Mário Grespan. 

CRESCIMENTO CONTINUADO 

O secretário diz-se feliz com a conquista coletiva: “Estou satisfeito e só tenho que parabenizar todos os professores e diretores pelo empenho. Agradecer o apoio que tivemos na aquisição dos materiais pedagógicos. E, não podemos deixar de agradecer os educadores dos Centros de Educação Infantil (CEI´s), pois são eles que preparam nossas crianças para a alfabetização”, constatou Grespan.

A somatória de fatores, inclusive com inovações pedagógicas, fez com que algumas escolas municipais se destacassem. A escola Joaquim Marques de Souza, por exemplo, já superou a meta estipulada para 2015 quando atingiu a nota 5.4 em 2011. Já a primeira escola Municipal a atender em período integral, a escola Professor Ramez Tebet, também superou seus índices em 2011 com a nota 5.1, e alcançou a meta de 2015. 

A escola de campo Antônio Camargo Garcia foi a que alcançou o maior crescimento no comparativo 2009/2011. Com 4.6 pontos a escola alcançou a meta para 2019.