Veículos de Comunicação

4

Produção de celulose deve crescer 7% em 2011

Em 2011, o avanço deve ser ainda maior, podendo chegar a 7%, segundo previsão da Associação Brasileira de Celulose e Papel

O setor brasileiro de celulose fechou 2010 com uma produção em torno de 14 milhões de toneladas, o que representa alta de 5,1 por cento em relação a 2009.

Em 2011, o avanço deve ser ainda maior, podendo chegar a 7%, segundo previsão da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), que espera também que os preços do insumo registrem estabilidade ou pequena queda durante esse ano.

"O desempenho em 2011 será em linha com o PIB (Produto Interno Bruto). A produção não ficará abaixo do PIB", disse a presidente da entidade, Elizabeth de Carvalhaes.

A previsão da Bracelpa para crescimento do PIB brasileiro em 2011 é de 6 a 7%. Segundo ela, o crescimento é viável sem exigir aumento de capacidade porque as empresas operam no limite máximo.

Elizabeth disse que os preços de celulose serão mantidos sem novos aumentos de produção expressivos porque o Chile ainda está voltando à sua capacidade normal após o terremoto que afetou o país no fim de fevereiro. "Veremos algumas entradas na China que não afetarão a produção. Não vislumbro a China autossuficiente em celulose nem no médio nem no longo prazo."

Segundo a presidente da entidade, atualmente o Brasil fornece 47 % de toda a celulose comprada pela China.