Veículos de Comunicação

10

Farmácia Popular vai distribuir medicamentos de graça

Em Três Lagoas, sete farmácias estão conveniadas para distribuir os remédios

A partir da próxima segunda feira (14) a população deve ter acesso gratuitamente a medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes. Em Três Lagoas, sete farmácias estão credenciadas ao Ministério da Saúde para fornecer gratuitamente os medicamentos para diabéticos e hipertensos.

Com o slogan “Saúde não tem Preço”, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou a distribuição gratuita dos medicamentos no dia 3 de fevereiro. Os medicamentos estarão disponíveis no Programa “Aqui tem Farmácia Popular”, parceria entre o governo federal e as farmácias privadas. Ao todo, serão distribuídos 25 tipos de medicamentos contra diabetes e hipertensão, além de outros cinco medicamentos para doenças, como asma, osteoporose, glaucoma, e mal de Parkinson.

Segundo o proprietário de um estabelecimento farmacêutico em Três Lagoas, que aderiu ao programa “Aqui tem Farmácia Popular”, César Ribas, ontem foi o último prazo para a adequação ao novo sistema. Ribas informou que desde 2005 aderiu ao programa da Farmácia popular, que oferecia até 90% de desconto para alguns medicamentos. “Agora, estamos aderindo ao novo programa que vai oferecer o medicamento 100% gratuito”, ressaltou.

Para ter acesso ao medicamento gratuito, o farmacêutico explicou que o paciente precisa apresentar a receita médica assinada por profissional da rede pública ou particular na farmácia conveniada ao Ministério da Saúde. A distribuição gratuita dos medicamentos será possível em razão da parceria do governo federal e a indústria farmacêutica.

No entanto, segundo o assessor do Departamento Municipal de Saúde Coletiva, Jessé Milanês, os mesmos medicamentos vão continuar sendo entregues gratuitamente nas unidades básicas de saúde. “É mais uma questão de acessibilidade, pois os medicamentos já são distribuídos na rede pública”, esclareceu.

Todavia, a preocupação, segundo Milanês, é em relação ao controle dos medicamentos. “Ainda não sabemos se será possível o paciente pegar o mesmo remédio na rede pública e também na Farmácia Popular. Essa é a nossa preocupação para que ele não pegue o medicamento duas vezes”, observou, alertando que a população precisa ter consciência quanto ao uso de medicamentos. “As pessoas precisam parar com o hábito em estocar remédios em casa. Além de fazer mal para a saúde, é perigoso as crianças terem acesso”, alertou.

Em relação às farmácias privadas, César Ribas informou que será possível, através do sistema saber se a pessoa já pegou o medicamento na Farmácia Popular. “Agora, não sabemos se esse controle também será possível entre a rede pública e privada”.

 
MEDIDA INTEGRA PLANO CONTRA A MISERIA

A distribuição gratuita dos medicamentos contra a hipertensão e diabetes faz parte do plano de erradicação da miséria, projeto do governo federal, e uma das propostas de campanha da presidente Dilma Rouseff.

Segundo a presidente, os medicamentos são os itens que mais pesam nos bolsos das famílias menos favorecidas. Apesar da preocupação em diminuir os gastos no orçamento dessas famílias, Dilma Rouseff, disse que se preocupa com a distribuição dos remédios, mas adiantou que terá fiscalização.

 FARMACIA POPULAR

Farmácia Popular é um programa do governo federal, e foi criado em 2004 para ampliar o acesso dos medicamentos essenciais para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O programa possui uma rede própria de Farmácias Populares, mas existe a parceria com as farmácias e drogarias da rede privada, onde tem a placa “Aqui tem Farmácia Popular”.