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Brasileiros reprovam serviço público e saúde ganha pior avaliação

A segurança pública vem logo em seguida no ranking das piores avaliações, com reprovação de 72%

A população brasileira reprova 8 de 12 serviços públicos avaliados na pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (16). De acordo com o levantamento, apenas o fornecimento de energia elétrica, água, iluminação pública e ensino superior tiveram a qualidade aprovada pelos entrevistados.

Na outra ponta, os postos de saúde e os hospitais são os serviços públicos que tiveram a pior avaliação dos brasileiros: 81% consideram a qualidade baixa ou muito baixa. A segurança pública vem logo em seguida no ranking das piores avaliações, com reprovação de 72%.

Os outros serviços públicos reprovados pelos brasileiros são, pela ordem, atendimento nas repartições públicas, educação nos ensinos fundamental e médio, conservação de ruas e avenidas, qualidade das rodovias e estradas, transporte urbano e limpeza urbana.

De acordo com Flávio Castelo Branco, da CNI, ficou claro pela pesquisa que os brasileiros não consideram que falta dinheiro para que os serviços públicos melhorem, o problema estaria na gestão dos recursos disponíveis.

– A população avalia que é a gestão dos recursos públicos que precisa melhorar. A maioria concorda que a baixa qualidade do serviço se dá mais pela má gestão do que pela falta de recursos. Então, a população não acha necessário novas formas de financiamento.

Ele completa que a carga tributária do Brasil, de 35% do PIB (soma das riquezas de um país), permitiria ao país ter melhores serviços.
– O Brasil poderia apresentar serviços públicos mais condizentes com a sua carga tributária. Parafraseando Delfim Netto, nós temos tributação da Inglaterra e serviços de Gana.

A pesquisa – Retratos da Sociedade Brasileira: Qualidade dos Serviços Públicos e Tributação – foi realizada em parceria com o Ibope entre 4 e 7 de dezembro de 2010 com 2.002 pessoas em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.