Veículos de Comunicação

Variedades

Pelos caminhos da Literatura Sul-Mato-Grossense

A obra foi uma viagem ao reino dos mitos, à descoberta do ?quem das coisas?, diálogo dos avessos...

O livro “A Literatura Sul-Mato-Grossense na Ótica de seus Construtores”, de Maria da Glória Sá Rosa e Albana Xavier Nogueira, será lançado no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), no dia 31, às 19h30 (MS), com a presença das autoras e dos escritores e pesquisadores resenhados na obra, além de outras autoridades do Estado.

Abaixo, o livro na ótica de uma das autoras:

" A presente obra  intitulada A literatura sul-mato-grossense sob a otica de seus construtores brotou do desejo de caminhar ombro a ombro com os sujeitos da pesquisa, os criadores de historias, poemas, contos, numa tentativa de desbravar os caminhos da escrita pela força de depoimentos em que a memória organizou, de forma cronológica, as lembranças definidoras dos traços distintivos de uma literatura multifacetada, onde cabem influências de toda ordem. De certa forma, foi uma viagem ao reino dos mitos, à descoberta do “quem das coisas”,  diálogo dos avessos, que se escondem no interior das palavras.

Nasceu desse convívio um compromisso afetivo entre os escritores e as autoras do projeto, no qual  as introspecções e observações foram definindo e aprofundando laços de admiração e amizade, de tal forma que o trabalho acabou transformando-se em  fonte  geradora de prazer e de  descobertas imprevisíveis.

Tolstoi anotou em seu diário que “escrever não é difícil, o difícil é não escrever”. Nos últimos anos  de vida, o grande autor russo redigia seus contos escondido de si mesmo, em segredo, conforme nos afirma Ricardo Piglia em recente artigo publicado no jornal Folha de São Paulo.Tentou abandonar a literatura, entregar-se ao trabalho manual, mas a vocação de autor era maior que o desejo de dedicar a vida aos camponeses, de tornar-se um ser mais puro.

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DO POVO DESTE SÁBADO (26/03/2011)