Veículos de Comunicação

Educação

Número de alunos será critério para avaliar desempenho no Enem

Pelo novo formato, as notas do exame serão divulgadas considerando o número de alunos inscritos por escola

O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira deverá mudar o formato de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante debate organizado pelo Canal Futura e pela Editora Mordena, nesta quinta-feira (18), em Campo Grande, a presidente do órgão, Malvina Tuttman, disse que a proposta já foi apresentada ao ministro da Educação Fernando Haddad e que o objetivo é evitar a formação de ranking. "Esse não é o objetivo do Enem", garantiu ela, conforme mantéria divulgada no G1.

Pelo novo formato, as notas do exame serão divulgadas considerando o número de alunos inscritos por escola. Desta forma, acredita o Inep, a formação de ranking não aconteceria. Como o exame não é obrigatório, uma escola pode escolher alunos melhores e, assim, obter uma melhor colocação. Separado pelo número de estudantes inscritos, este tipo de avaliação deixaria de ocorrer, segundo o Instituto.

"O Enem não foi criado para a formação de ranking e não deve ser usado como propaganda", disse Malvina Tuttman. Ela também confirmou para setembro a divulgação dos resultados do Enem de 2010. A princípio os resultados seriam apresentados em julho, mas devido às mudanças a divulgação foi adiada.