Veículos de Comunicação

10

Crianças são as mais afetadas pelo diabetes em Três Lagoas

O diabetes é uma doença que não tem cura, mas é possível conviver bem com ele

O número de portadores de diabetes vem aumentando nos últimos meses em Três Lagoas. Todo os meses são registrados, em média, quatro novos casos no departamento de saúde pública da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, 900 pacientes tratam a doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais 347 são dependentes de insulina. De acordo com a diretora do departamento de saúde coletiva, Ludimila do Vale Silva, as estatísticas por faixa etária ainda não foram atualizadas, porém ela adiantou que a maioria dos insulinos dependentes é crianças.

Apesar de muitas pessoas imaginarem que o diabetes não oferece risco à saúde, Ludimila disse que a doença, caso não seja tratada, pode causar cegueira, amputação de membros, e, em casos mais graves pode levar ao coma e até a morte. “O tratamento deve ser seguido à risca para evitar esses agravamentos e principalmente a morte”, disse.

TRATAMENTO
O diabetes é uma doença que não tem cura, porém é possível conviver bem com ele. Hoje em dia o diabético pode ter boa qualidade de vida caso faça exercício físico regularmente, dieta e tome os medicamentos respeitando os horários de uma dose para a outra. Conforme Ludimila, abandonar o sedentarismo e os alimentos a base de açucares a carboidratos são fatores fundamentais para se ter resultado positivo no tratamento.

Leia a matéria completa na edição deste sábado (12) no Jornal do Povo