Veículos de Comunicação

Mato Grosso Do Sul

Hemosul alerta para baixo estoque de sangue tipos "O" e "A"

Primeiro quadrimestre de 2023 atingiu apenas 82% do mínimo ideal de doações e situação continua grave em junho

Campanha "Selo Conexão Hemosul" continua no Estado - Foto: Bruno Rezende/ Governo do Estado
Campanha "Selo Conexão Hemosul" continua no Estado - Foto: Bruno Rezende/ Governo do Estado

A Rede Hemosul está com baixas no estoque de bolsas de sangue tipos "O" positivo e negativo e "A" negativo. Nos primeiros quatro meses de 2023, a instituição coletou em média 4.368 bolsas de sangue do mínimo de 5.300, 82% do número ideal para suprir Mato Grosso do Sul.

Por isso, o Hemossul pede doações e a consciência da população para a  importância de doar sangue. Independente da tipagem, a doação pode salvar vidas. Para incentivar ainda mais as doações, neste mês a rede completa um ano da primeira etapa da campanha "Selo Conexão Hemosul – empresa/instituição em parceria com a vida".

O objetivo da ação é fortalecer o relacionamento institucional e homenagear as organizações sul mato-grossenses que tenham como foco a responsabilidade social frente às questões de doação de sangue e medula óssea.

Onde doar?

Na Capital, além do Hemosul Coordenador, as doações também podem ser feitas na Santa Casa e no Hospital Regional. No interior, as unidades coletoras funcionam nos municípios de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. A rede também possui unidades de armazenamento e distribuição em Aquidauana, Corumbá, Naviraí e Nova Andradina.

Para doar sangue é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal, pesar 51kg ou mais e estar bem alimentado.

*Com informações do Governo do Estado