Veículos de Comunicação

Polícia

Mais de 100 foram presos por roubo em 2009

Para comandante, depois de um 1º semestre conturbado, a PM encerrou o ano com a violência controlada

Cento e seis pessoas foram presas em 2009, acusadas de envolvimento com roubos em Três Lagoas. As estatísticas foram apresentadas pelo 2º Batalhão da PM no começo desta semana e apontam a grande participação de adolescentes no tipo de crime. Segundo o comandante da corporação, major Wilson Sérgio Monari, nos últimos doze meses, foram 42 adolescentes apreendidos pela PM acusados de ter envolvimento com o roubo, o equivalente a 40% das prisões feitas pela PM (No balanço, não constam as prisões realizadas pela Polícia Civil). Ao todo, 64 acusados com mais de 18 anos foram presos neste ano pelos militares.

Entretanto, foi o mês passado que chama a atenção pelo número de adolescentes acusados de roubos. Somente em dezembro foram 13 pessoas presas por roubo em Três Lagoas, oito delas eram menores de 18 anos. “Estes casos de dezembro foram registrados, em sua maioria, na véspera de Natal, foram dois grandes roubos, mas nos dois conseguimos prender os autores”.

As prisões citadas pelo oficial se referem ao assalto com cárcere privado registrado em uma residência (em que um bebê de apenas nove meses foi mantido refém) e em uma loja de material de construção.

MEDO

Para boa parte da população, o ano de 2009 foi marcado pelo crescimento considerável do número de assaltos. O major Monari confirma o grande índice de assaltos no primeiro semestre, mas assegura que a situação foi controlada depois de julho. “Realmente, tivemos um primeiro semestre bastante conturbado ao que se refere à violência. No entanto, no segundo, os índices caíram quase que pela metade. Os números estão aí para comprovar. Destes dados estatísticos mais de 50% aconteceram até junho”, completou.

De janeiro a dezembro do ano passado, a PM registrou um total de 198 assaltos consumados e 90 casos de tentativas – frustradas pela PM – e/ou desvendados em seguida – assim como as prisões, nas estatísticas da corporação não são contabilizados os casos registrados diretamente nas delegacias. 

 De acordo com o oficial, deste total, a maioria aconteceu ainda nos primeiro seis meses de 2009. “No começo do ano, os índices realmente eram preocupantes, mas conseguimos controlar a violência em Três Lagoas. Hoje, o número de roubos é aceitável para uma cidade do porte de Três Lagoas”, destacou.

Monari atribuiu a redução de um semestre para outro à inclusão de novos policiais (em maio do ano passado) e a intensificação da ação repressiva. “Com o aumento do efetivo, conseguimos aumentar o número de viaturas nas ruas e, com isto, intensificar o trabalho preventivo. Além disto, foram realizadas grandes operações em conjunto com a Polícia Civil. Foram ao menos cinco operações destinadas ao combate à roubos no ano passado”.

No ano passado, a PM apreendeu um total de 150 armas, cumpriu 228 mandados de prisão, recuperou 77 veículos, registrou 98 ocorrências de tráfico de drogas e deteve 128 pessoas por posse ou uso de entorpecentes, e registrou 241 casos de violência doméstica.

FIM DE ANO

No mês passado, foram registrados 20 casos de violência doméstica, 16 casos de embriaguez e desordem; quatro furtos em veículos e sete em residências; oito veículos recuperados; 12 casos de furtos em que houve a prisão dos suspeitos e a apreensão de sete armas de fogo. Destas armas, três foram apreendidas apenas durante a operação boas festas – encerrada nesta semana -, sendo que duas delas foram utilizadas em assaltos.

Dezenove mandados de prisão foram cumpridos no mês passado e oito ocorrências de tráfico de drogas foram registradas.