Veículos de Comunicação

Variedades

Cientistas holandeses conseguem criar técnica barata para tirar CO2 do ar

O mecanismo usa um composto do tipo "catalisador"

Um novo dispositivo apresentado nesta quinta-feira (14) por cientistas pode um vir um dia a se tornar uma máquina para parar com o aquecimento global e o efeito estufa: ele tira o dióxido de carbono (CO2) do ar e o transforma em compostos de carbono que podem ser vendidos como matéria-prima à indústria.

Os pesquisadores holandeses autores da invenção, porém, afirmam que  não é possível ainda aplicá-la em grande escala.

O que os cientistas fazem é criar uma estrutura que ajuda o CO2 do ar a se transformar em uma substância chamada oxalato de lítio. O mecanismo usa um composto do tipo que os cientistas chamam de catalisador, que serve para estimular e acelerar reações químicas.

Conseguir que uma placa feita de um material complexo à base de cobre fizesse isso não foi fácil. Estruturas com cobre expostas ao ar geralmente reagem com o oxigênio (O2), não com o gás carbônico (CO2).

Isso ocorre porque o oxigênio tem muito mais facilidade para participar de reações químicas. Ele é mais instável, se agrupa facilmente com outras moléculas. A estrutura criada pelos holandeses, entretanto, quebra a expectativa e reage com o CO2, produzinho assim o efeito de catalisador de ar, limpando a atmosfera.