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Índice de confiança social no Brasil é maior do que na Argentina

Brasileiros confiam mais no presidente e no governo federal do que seus vizinhos

Argentinos confiam menos em instituições e grupos sociais do que os brasileiros, de acordo com a pesquisa Índice de Confiança Social, realizada pelo IBOPE Inteligência nos dois países. Em uma escala de zero a 100 pontos, o índice de confiança dos brasileiros é 60 e dos argentinos, 53.

Entre as diferenças verificadas nos dois países estão os índices obtidos em relação aos governos. Enquanto no Brasil o índice de confiança no Presidente da República e no governo federal é de 66 e 53, respectivamente, na Argentina ambas as instituições têm índice de 29 pontos. A mesma tendência é verificada em relação à Igreja (76 no Brasil e 58 na Argentina), Forças Armadas (71 no Brasil e 48 na Argentina), meios de comunicação (71 no Brasil e 57 na Argentina), governo da cidade onde vive (53 no Brasil e 42 na Argentina), Poder Judiciário (53 no Brasil e 35 na Argentina) e polícia (52 no Brasil e 43 na Argentina).


Já os argentinos tendem a confiar mais em amigos (89 contra 67 no Brasil), vizinhos (72 contra 59), população de seu país (64 contra 59) e sistema público de saúde (58 contra 49).


A diretora executiva de atendimento e planejamento, Márcia Cavallari, ressalta que resultados precisam ser interpretados dentro da conjuntura política e econômica do momento em que a pesquisa for realizada. "Constatamos que a confiança é resultado de uma relação de conformidade que se estabelece entre o comportamento ideal e o real de uma instituição, por isso fatos do dia-a-dia podem interferir na credibilidade das instituições", explica.

Sobre a pesquisa
O Índice de Confiança Social foi criado pelo IBOPE Inteligência em 2009 com o objetivo de monitorar as percepções da população em relação a instituições e grupos sociais. Lançada primeiramente no Brasil, a pesquisa também foi realizada na Argentina e, a partir deste ano, deve contar também com indicadores do México, Chile, Porto Rico e Estados Unidos.

Divulgado duas vezes ao ano, o índice é elaborado a partir de informações obtidas em uma pesquisa nacional com 2.002 entrevistas no Brasil e 835 entrevistas na Argentina. A composição do índice é feita em uma escala de quatro pontos, em que é possível medir muita confiança, alguma confiança, quase nenhuma confiança e nenhuma confiança. Todas as pontuações atribuídas são somadas e divididas pelo número de entrevistados, resultando no índice geral.

Sobre o IBOPE Inteligência
O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas, na elaboração de estratégias e nos processos de inovação. Para tal, conta com uma equipe multidisciplinar integrada e com profissionais altamente qualificados no conhecimento do cidadão e do consumidor.