Veículos de Comunicação

Variedades

Pesquisa descarta ligação entre uso de eletrônicos e dores de cabeça

Alemães não acharam relação entre TV, videogame, celular e o problema em adolescentes

Uma pesquisa feita na Alemanha indicou que o uso de aparelhos eletrônicos como videogames, celulares ou a própria televisão não causa dores de cabeça nos adolescentes.

A equipe de Astrid Milde-Busch, da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, analisou 1.025 pessoas entre 13 e 17 anos de idade para pesquisar a ligação entre o acesso a produtos tecnológicos e a ocorrência de diferentes tipos de dor de cabeça. Os pesquisadores entrevistaram 489 adolescentes que diziam sofrer do problema e 536 que relatavam não ter essas dores.

Quando os dados sobre os dois grupos foram comparados não houve associação entre assistir TV, jogar videogame, falar ao celular ou usar o computador e as dores de cabeça. Astrid diz que o objetivo da pesquisa era obter dados sobre o assunto, já que há poucas informações científicas nessa área.

– É comum que p uso excessivo das mídias eletrônicas seja associado a efeitos negativos sobre a saúde, como obesidade e falta de exercício físico ou sintomas pouco específicos como cansaço, estresse, dificuldade de concentração ou distúrbios do sono. Estudos sobre a ocorrência de dores de cabeça apresentam resultados opostos e, para alguns tipos de mídia como videogames, quase não há informações.

A pesquisa também relacionou as dores de cabeça ao hábito de ouvir música por uma ou duas horas de música todos os dias. Mas, de acordo com a pesquisadora, não é possível fazer uma ligação direta.

– Não pudemos concluir se o hábito de ouvir música é a causa das dores de cabeça ou se as pessoas usam as canções como terapia para relaxar [e tratar o problema].