Veículos de Comunicação

3

Prévias do PMDB são definidas pela Comissão Regional do partido

Estima-se que, só em Campo Grande, o número de filiados, aptos a votar chegue perto dos 10 mil

Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) definiu nesta semana as regras que deverão ser observadas para a realização das prévias, marcadas para o dia 7 de março, em todo o Estado.
As prévias irão definir, entre o senador Valter Pereira e o deputado federal Waldemir Moka, qual dos dois será o candidato do partido a disputar o Senado, nas eleições de outubro. A decisão pelo voto nas prévias é um pressuposto estatutário do PMDB para a solução democrática, pelo voto livre dos filiados. O presidente do Diretório Regional do PMDB, Esacheu Nascimento, informou que o horário de votação será das 9 horas às 16 horas, em todos os municípios do Estado. Em Três Lagoas, assim como na maioria das cidades, as eleições serão no recinto do Plenário da Câmara Municipal. Ele antecipou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já confirmou que irá ceder urnas eletrônicas para o pleito interno do PMDB.
“Com isso, além da garantia da lisura democrática das urnas, iremos também agilizar a contagem dos votos para proclamar o candidato vitorioso, logo em seguida”, comentou Esacheu.
Propaganda dos candidatos e boca-de-urna serão permitidos, desde que “não invadam os locais de votação e não prejudiquem o andamento do pleito”, completou. O PMDB conta hoje com mais de 40 mil filiados em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Estarão aptos a votar nas prévias aqueles que, comprovadamente, se filiaram até 30 de abril de 2009. As listas da relação desses filiados, aptos a votar nas prévias, serão fornecidas pelo TRE ao Diretório Regional do PMDB que, por sua vez, irá repassá-las a cada Diretório Municipal.
Estima-se que, só em Campo Grande, o número de filiados, aptos a votar nas prévias chegue perto dos 10 mil. Em Três Lagoas são menos de 1,5 mil os filiados que irão votar.
Esacheu acredita que o comparecimento dos filiados do PMDB às prévias não será maciço ‘nem tumultuado”, porque os dois pré-candidatos que disputam a vaga de uma candidatura ao Senado são “bem relacionados entre todos os filiados” e fica difícil de definir qual dos dois será o vencedor.