Veículos de Comunicação

4

Consultas do varejo a serviços de crédito diminuem em janeiro

Para os próximos meses, as expectativas da ACSP continuam positivas

O número de consultas feitas pelo varejo aos serviços de proteção ao crédito diminuiu 29,4% em janeiro, na comparação com dezembro de 2009, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo). O levantamento aponta ainda que o INCC (Índice SCPC Nacional de Crédito Nacional de Crédito ao Consumidor) cresceu 1,6% no mês passado, em relação a janeiro de 2009.

O INCC é um indicador indireto do movimento do varejo de bens duráveis. Ele ficou em 97,3, sendo que a sua base, de janeiro de 2007, é 100.

Para a ACSP, "o ritmo das consultas sofreu desaceleração comparativamente aos últimos meses do ano passado, o que deve ser reflexo da antecipação de compras de eletrodomésticos da linha branca e móveis devido à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) desses produtos".

Outra razão apontada para a queda no movimento do varejo é "as fortes chuvas que castigaram a região Sudeste ao longo do mês.

A região Nordeste foi a que apresentou maior crescimento das consultas, 6,7% sobre janeiro de 2009, seguida da Norte, com 5%. O Sudeste apresentou expansão de 2,2%, enquanto o Sul registrou queda de 0,1% e o Centro-Oeste de 8,6%.

Para os próximos meses, as expectativas da ACSP continuam positivas.