Veículos de Comunicação

Variedades

Capital sediará Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia

A superintendente de Ciência e Tecnologia, Maria do Carmo Portocarrero, disse que o local onde a conferência será realizada ainda não foi definido

Todos os anos, cientistas, pesquisadores e pessoas de todo o Brasil ligadas à inovação, ciência e tecnologia reúnem-se para discutir sobre o assunto, durante a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2010 será realizada no mês de maio. Antes do encontro nacional, acontecem as conferências estadual e regional. Cerca de 150 pessoas são aguardadas nos dias 8 e 9 de março para a Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, em Campo Grande.

Como componente da comissão organizadora do evento, a Superintendência de Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc) reuniu-se na última semana com os demais integrantes para definir as palestras a serem apresentadas durante os dois dias da Conferência. Serão elas: Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação e Tecnologia nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em áreas estratégicas e, por último, Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

A superintendente de Ciência e Tecnologia, Maria do Carmo Portocarrero, disse que o local onde a conferência será realizada ainda não foi definido. Ela explicou que o encontro estadual é a primeira etapa até a Conferência Nacional. “Do encontro estadual sairá uma carta para a conferência regional que reúne Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, em Cuiabá. Todas as discussões são concluídas durante o encontro nacional, em Brasília”.

Mito – Segundo Maria do Carmo, o maior objetivo dos encontros é desmistificar a ciência e a tecnologia. “Pessoas ligadas à área discutem os impactos das inovações e tecnologia no dia-a-dia das pessoas, o que traz crescimento e melhoria na vida de todos nós. Quando se fala em ciência e tecnologia as pessoas imaginam um mundo distante, mas isso não é bem assim. Uma simples troca de celular, por exemplo, só acontece devido à ciência e tecnologia. Quando você troca seu aparelho pelo mais moderno, só é possível porque alguém pesquisou e criou um produto mais inovador. Isso é ciência, é tecnologia, é inovação”, enfatiza a superintendente.

Realização – A Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) e Superintendência de Ciência de Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Sucitec), em parceria com a Fundect, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Uniderp/Anhanguera, Agraer, Embrapa, Sebrae, Fiems e Prefeitura Municipal de Campo Grande.