Veículos de Comunicação

Variedades

Baleia mata treinadora em frente ao público no parque SeaWorld na Flórida

A vítima foi identificada como Dawn Brancheau, que tinha grande experiência em treinar orcas, segundo um policial.

Uma treinadora de baleias do parque temático SeaWorld Orlando, na Flórida (EUA), morreu na quarta-feira (24) em um confuso incidente em que a suspeita é de que tenha caído no tanque e sido atacada por um dos animais.

Jim Solomons, porta-voz do condado de Orange, confirmou em entrevista coletiva a morte da treinadora de 40 anos, mas disse que os detalhes do incidente só serão esclarecidos com a conclusão das investigações.

"Não sabemos ainda se foi um acidente ou um ataque (da baleia) quando a treinadora estava no tanque. A treinadora trabalhava com ela todos os dias", acrescentou.

A vítima foi identificada como Dawn Brancheau, que tinha grande experiência em treinar orcas, segundo um policial.

A baleia, chamada Tillikum, aparentemente já teria se envolvido em outros incidentes no parque, segundo o jornal Orlando Sentinel. Durante um show em 1991, no Sealand do Pacífico, Tillikum teria sido culpada pelo afogamento de um treinador.

O presidente de SeaWorld Orlando, Dan Brown, não forneceu detalhes e disse que vai aguardar os resultados das investigações preliminares.

Uma visitante do parque, Victoria Biniak, disse a um canal local que quando a treinadora havia terminado de explicar ao público o show, a baleia emergiu da água e agarrou a mulher.

"Saiu rápido do tanque, deu um salto no ar, agarrou a treinadora pela cintura e começou a sacudi-la de maneira muito violenta", disse Biniak.