Veículos de Comunicação

4

Mantega prevê venda recorde de veículos neste mês, último com IPI reduzido

"As vendas começaram 2010 bastante boas, contrariando a sazonalidade de começo de ano"

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prevê recorde de emplacamentos de veículos neste mês, último com IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, projetando o emplacamento de 310 mil unidades.

"As vendas começaram 2010 bastante boas, contrariando a sazonalidade de começo de ano", afirmou nesta terça-feira em almoço oferecido pela Anfavea (associação das montadoras), referindo-se à venda de 221 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões em fevereiro, o melhor resultado para o mês da série histórica.

Se a marca se concretizar, março ultrapassará o desempenho de setembro passado, que detém o melhor resultado mensal até agora. "O brasileiro deixou de ir para o Carnaval para comprar carro, contrariando a sazonalidade", disse o ministro.

Mais uma vez, o discurso de Mantega lembrou a reversão dos efeitos da crise econômica mundial devido às medidas tomadas pelo governo federal. "Fomos muito bem sucedidos. Estimulamos crédito, reduzimos tributo e o resultado está aí", completou, ressaltando que o crescimento de 11% nas vendas de veículos no ano passado foi "extraordinário para um ano de crise".

O Brasil é atualmente o quinto maior mercado mundial da indústria automobilística e "vamos buscar o quarto lugar", segundo o ministro. "As perspectivas para 2010 são muito boas. O Brasil já está crescendo a um ritmo acima de 5%."