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Vendas do varejo crescem 2,7% de dezembro para janeiro

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC)

As vendas no comércio varejista abriram o ano em alta e registraram crescimento de 2,7% em janeiro na comparação com dezembro, quando haviam registrado queda de 0,4%. Em relação a janeiro de 2009, a alta foi de 10,4%. No período que inclui os últimos 12 meses encerrados em janeiro, a atividade acumula expansão de 6,2%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta ainda que a receita nominal gerada pela atividade subiu 3,0% na passagem de um mês para o outro e 12,3% em relação a janeiro de 2009.

Em janeiro, as dez atividades pesquisadas registraram avanço no volume de vendas na comparação com o mês anterior. As principais altas foram verificadas em móveis e eletrodomésticos (7,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (3,2%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,0%); material de construção (1,9%); e em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%);

Na comparação com dezembro de 2008 também houve aumento no volume de vendas em todas as atividades pesquisadas. O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 10,2% no período, foi o que mais influenciou o resultado global (47% da taxa). O desempenho reflete principalmente, segundo o IBGE, o aumento do poder de compra da população, em decorrência do crescimento da renda dos trabalhadores, e a estabilidade dos preços durante o ano de 2009.

Ainda nessa base de comparação, houve aumento no volume de vendas de móveis e eletrodomésticos (17,7%), cuja alta pode estar relacionada, de acordo com o instituto, a uma antecipação de compras devido ao término da política de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca no fim de janeiro, além da maior oferta de crédito.

Também registraram expansão no período nas vendas artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,3%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (32,2%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,0%); combustíveis e lubrificantes (4,8%); tecidos, vestuário e calçados (2,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (7,0%).

O IBGE também divulgou dados das vendas no comércio varejista ampliado, que inclui os setores de veículos e motos, partes e peças e de material de construção. O primeiro segmento registrou alta de 10,3% no volume de vendas em relação a janeiro de 2009, impulsionado pela redução do IPI para automóveis novos, com término marcado para 31 de março de 2010. O segmento de material de construção teve expansão de 9,5% nesse mesmo tipo de comparação, o que, segundo o IBGE, pode sinalizar a recuperação do setor, já que se trata da terceira alta consecutiva após dez meses de resultados negativos.

A análise regional aponta que houve expansão das vendas em todas as 27 unidades da Federação em relação a janeiro de 2009. Os destaques foram: Mato Grosso (18,2%); Acre (17,9%); Amapá (17,1%); Goiás (15,4%) e Ceará (13,2%).