Veículos de Comunicação

Variedades

72ª Expogrande será aberta hoje

Essa prometer ser a maior de todas as 71 feiras já realizada pela Acrissul

Com a presença confirmada da ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do governador André Puccinelli (PMDB), do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), além de parlamentares, lideranças do setor rural e produtores, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) realiza nesta quinta-feira, às 18h, a cerimônia de abertura oficial da Expogrande Internacional 2010.

O presidente Lula, que cumpre compromissos internacionais, será representado pela ministra Dilma Rousseff. "Estamos convictos de que esta será uma das maiores Expogrande de todos os tempos", compara o presidente da Acrissul, Francisco Maia.

São cerca de 1.500 expositores comerciais, sendo 250 só no setor da alimentação. De 50 a 80 homens da PM fazem a segurança do Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Outros 30 homens da segurança patrimonial do parque também reforçam a segurança, além de a presença de homens do Corpo de Bombeiros, Samu e outras unidades móveis de pronto-atendimento. "A Expogrande tem uma infra-estrutura para garantir a tranquilidade e a comodidade dos visitantes", assegura Maia.

Essa prometer ser a maior de todas as 71 feiras já realizada pela Acrissul. Os primeiros números do evento apontam isso; as associações de raças já conformaram a presença de 1200 bovinos -o dobro do ano passado- e 500 equinos; são esperados cerca de 300 animais de pequeno porte. E ainda, o valor dos espaços para expositores negociados foi 40% maior do que o da feira passada. Cerca de 200 profissionais da impressa já solicitaram credenciais para cobrir o evento.  

Este ano, a Expogrande tem um desafio. Firmar-se como uma feira de agronegócios internacional, para isso é essencial a participação de criadores estrangeiros, especialmente os de países vizinhos.

Uma delegação da Asociación Rural del Paraguay já garantiu ao presidente da Acrissul, Francisco Maia, que está presente à Expogrande. Outros grupos de pecuaristas da Guatemala, República Dominicana e Bolívia foram contatados por empresas de Mato Grosso do Sul que atuam na América Latina e criadores e também confirmaram participação.