Veículos de Comunicação

Polícia

Vacinação da H1N1 percorre presídios do Estado

A imunização dos reeducandos ocorre por meio de parceria com as secretarias municipais de saúde

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 também está sendo promovida nos estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Divisão de Saúde da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a vacinação nos detentos segue os mesmos critérios de grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

A imunização dos reeducandos ocorre por meio de parceria com as secretarias municipais de saúde e já foi realizada na maioria das unidades prisionais, segundo a supervisora da Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves. 

Em Campo Grande, cidade onde está concentrada a maior população carcerária do Estado, a vacinação teve início na segunda quinzena de abril e ainda prosseguirá pelas próximas semanas. “Já concluímos a vacinação no Instituo Penal, na Colônia Penal Agrícola e no presídio feminino”, detalha a supervisora. “No Presídio de Trânsito a campanha teve início na última quarta-feira e prossegue até concluirmos toda a vacinação; já no Segurança Máxima e no Semiaberto Feminino iniciaremos a imunização na semana que vem”, completa. 

Conforme Maria de Lourdes, na capital as vacinas são fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e aplicadas pelas técnicas de enfermagem que trabalham nas unidades penais. “Nos outros municípios, a condução da campanha vem ocorrendo conforme decisão entre as secretarias e as diretores dos estabelecimentos prisionais”, comenta.

A promoção da campanha de vacinação nos presídios é uma das ações estabelecidas pela agência penitenciária para evitar a contaminação pela nova gripe entre os reeducandos. As medidas de precaução envolvem, ainda, cuidados de higiene e acompanhamento médico dos internos