Veículos de Comunicação

4

Preço do café pode subir até em 25%

A expectativa é de que o repasse médio das torrefadoras fique em torno de 25%,

A indústria de café não quer absorver sozinha a recente valorização dos preços da commodity no mercado internacional e também no doméstico. As empresas já fazem cálculos para reajustar os preços do produto nas gôndolas dos supermercados, e o aumento poderá chegar aos consumidores já no início de julho ou seja, em menos de dez dias.

A expectativa é de que o repasse médio das torrefadoras fique em torno de 25%, mas o tamanho e o prazo dos ajustes serão feitos de acordo com a estratégia comercial de cada indústria. A justificativa para o provável reajuste é que apenas a matériaprima tem um peso próximo de 65% no valor do produto final. E os preços do grão verde seguem em alta. Na semana passada, as cotações na bolsa de Nova York atingiram o maior patamar em 12 anos.

Na sexta-feira, os contratos com entrega em setembro fecharam o dia cotados a US$ 1,689 por librapeso (US$ 225,2 por saca), uma modesta valorização inferior a 0,5%, mas que eleva os ganhos em junho para 24,4% na bolsa americana. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o atual patamar é 40,5% superior.