Veículos de Comunicação

4

Copa do Mundo segura preço no País

Segundo o IBGE, paixão pelo futebol fez o brasileiro mudar seu padrão de consumo

A coordenadora da pesquisa do IBGE, Eulina Nunes, garantiu ontem que a Copa do Mundo da África do Sul ajudou a segurar os preços no Brasil. “A variação zero do IPCA de junho está diretamente ligada à Copa do Mundo”, afirmou. “Desde o Plano Real a inflação registra queda nos períodos de Copa do Mundo”, completou.

O motivo seria a mudança no padrão de consumo dos brasileiros durante o mundial. “O brasileiro é muito apaixonado por futebol e são comuns as mudanças de hábito na alimentação, mais voltada para o churrasco, para a pizza, comida fora de casa, e os comerciantes diminuem os preços. As lojas de vestuário também fizeram muitas promoções de produtos ligados ao Mundial. Já as passagens áreas aumentaram, sobretudo em função do evento, já que houve muitos feriados e festas”.

A pesquisadora explicou que a relação entre inflação e o Mundial é conseqüência do estudo mais detalhado da série, visto que a queda brusca de alguns grupos não se justificava, já que o Brasil está vivendo um período de economia aquecida e com boas taxas de emprego e de renda familiar. “Foi uma descoberta muito curiosa e interessante,” disse Eulina Nunes.

“Em 1998, a inflação na época da Copa foi a menor taxa mensal do primeiro semestre (0,02%). Em 2002, maio registrou a menor taxa do primeiro semestre (0,21%). Em 2006, houve deflação de 0,21% e neste ano a variação de junho foi de 0%”, exemplificou.