Veículos de Comunicação

Polícia

Extravios têm alto índice de registros na Delegacia Virtual

No mês de maio, foram 1.295 extravios, já em junho, esse número subiu para 1433 registros

De acordo com balanço das atividades do mês de junho, a maior procura pela Delegacia Virtual (Devir) é para o registro de extravios. Segundo o supervisor da delegacia virtual, Adilson Costa, todos os meses o extravio ocupa os maiores índices de registro desde que a Devir foi criada, em janeiro de 2006, e a maioria dos casos são extravios de celulares e documentos pessoais.

No mês de maio, foram 1.295 extravios, já em junho, esse número subiu para 1433 registros. Através do site, foram registrados 119 casos de furto e o desaparecimento de uma pessoa, totalizando um total de 1553 registros virtuais durante o mês de junho.

A delegacia virtual é um serviço que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) disponibiliza por meio da Polícia Civil, em que é possível fazer o registro de boletins de ocorrência sem ser necessário que o cidadão se dirija até uma delegacia de polícia. Funciona como uma delegacia convencional, onde é possível informar à polícia sobre furtos, extravios de objetos e documentos ou pessoas desaparecidas. Os boletins registrados têm a mesma validade jurídica de um registro feito em uma delegacia comum.

Serviço

Registrar um boletim de ocorrência através da delegacia virtual é fácil, basta acessar o site http://devir.pc.ms.gov.br . Também é possível contato pelo telefone 3318-7981. O serviço funciona 24 horas.

Os internautas gastam 20 minutos para fazer o B.O. que é realizado de graça tanto na delegacia virtual quanto física. Ao acessar a Delegacia Virtual, o internauta vai encontrar na tela quatro links com serviços de B.O. on-line, desaparecidos, denúncias e procurados.

Podem ser feitas denúncias de violência contra menores, idosos, mulheres, pontos de vendas de entorpecentes, perturbação da tranquilidade, ambiental, entre outros. A identificação é opcional. No caso de furto ou extravio de folhas de cheques é preciso informar a agência, a conta corrente e se possível o número das folhas extraviadas/furtadas.

Para pessoas desaparecidas, o parente não precisa mais esperar 24 horas para fazer a denúncia. A orientação é informar detalhes importantes como, por exemplo, de uso de tatuagem ou alguma mancha. O site disponibiliza uma relação de desaparecidos com fotografias.