Veículos de Comunicação

Polícia

Começa a segunda etapa do Curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária

Já foram capacitados 110 multiplicadores em Mato Grosso do Sul através do Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária

Nesta segunda-feira (19) inicia a segunda etapa do Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária, projeto desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp) e executado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária. A segunda etapa acontece do dia 19 e segue até o dia 23 de julho, no auditório do Crea/MS, na Capital.

A capacitação dos multiplicadores tem duração de 80 horas/aula, composta pelas seguintes disciplinas: Mobilização Comunitária, Estruturação dos CCSs (Conselhos Comunitário de Segurança), Direitos Humanos, Relações Interpessoais, Teorias sobre Polícia Comunitária, Mediação Pacifica de Conflitos.

A primeira etapa do curso aconteceu de 5 a 9 de julho. Nesta segunda fase, o curso contará com a participação de instrutores dos Estados de Santa Catarina (SC), Ceará (CE) e Mato Grosso (MT), que ministram aulas sobre Gestão de Projetos, Gestão pela Segurança Pública, Policia Comunitária comparada e Troca de Experiências.

Participam do curso 55 alunos de diversos segmentos da segurança pública, como Bombeiros, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, além da Guarda Municipal de Hortolândia (SP) e também integrante da sociedade civil. “Os multiplicadores têm a função de disseminadores da filosofia de Polícia Comunitária. São líderes que vão estabelecer estratégias na atuação e estruturar a formação de novos promotores desta modalidade de policiamento”, afirma o tenente-coronel Carlos Santana Carneiro, coordenador Estadual de Polícia Comunitária.

Segundo o tenente-coronel, já foram capacitados 110 multiplicadores em Mato Grosso do Sul através do Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária. O curso é realizado com termos profissionais, para que o policial, além de conhecer, acredite na filosofia de Polícia Comunitária. "A formação possibilita que sejam realizadas mais palestras, mais projetos e a conjugação de ações nas comunidades, aproximando polícia e a população", explica Santana.

Serviço

O curso acontece de 19 a 23 de julho no auditório do Crea/MS, localizado na rua Sebastião Taveira, 272, bairro Monte Castelo.