Veículos de Comunicação

4

Otimismo do varejo para Dia dos Pais é o maior desde 2005

A expectativa positiva é mais presente entre as empresas de maior porte.

A expectativa dos varejistas para as vendas de Dia dos Pais estão otimistas. Pesquisa da Serasa Experian com 1010 executivos do setor mostrou que 55% dos entrevistados esperam volume de vendas superior ao mesmo período do ano passado.

Em 2009, o volume no Dia dos Pais já havia superado o ano anterior em 2,2%, o que mostrou os brasileiros indo às compras apesar do cenário ainda de recuperação da crise financeira. Naquele ano, havia mais desconfiança entre os empresários. A pesquisava mostrava que 44% dos varejistas esperavam melhora nas vendas para a data.

O percentual dos varejistas que estão otimistas para a data neste ano é o maior já observado desde o início da pesquisa. A expectativa positiva é mais presente entre as empresas de maior porte. De 10 entrevistados, 8 acreditam em crescimento das vendas.

Os comerciantes do Nordeste mostraram são os mais otimistas, com um percentual de 67% apontado crescimento. Na outra ponta estão os empresários da região Sul, onde o índice ficou em 50%.

Os varejistas consultados apostam que os produtos mais vendidos serão as peças de vestuário, seguido pelo celular. Na opinião deles, o pagamento a prazo vai superar as compras à vista.

De acordo os analistas da Serasa Experian, a pesquisa mostrou que os empresários mantêm o otimismo apesar de alta nos juros e do crescimento nos índices de inadimplência. A razão para isso, segundo eles, é a evolução do crédito, que oferece prazos mais longos para os consumidores.

Os analistas acreditam ainda que a ressaca da Copa do Mundo fará os consumidores escolherem presentes de menor valor. O que pode mudar isso, segundo eles, são as promoções oferecidas pelo varejo, o que ajuda a explicar o otimismo das grandes redes, que tem escala e força para oferecer mais barganhas.