Veículos de Comunicação

4

Empresários da Indústria continuam confiantes na política econômica

Indicador medido pela CNI entre executivos mostra 64% de otimistas

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aferido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no mês de agosto foi 64%. Apesar de mostrar o os ânimos do setor industrial brasileiro está em alta, o ICEI deste mês menor do que todo o primeiro semestre de 2010 – exceto o mês passado, com leve crescimento de 0,6%.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (19), contudo, demonstram que o setor industrial se mantém otimista com a política econômica, bem superior ao que era registrado antes da crise econômica de 2008/2009. A estabilidade do indicador reflete o crescimento econômico mais moderado após a intensa atividade econômica do início de 2010.

O setor extrativista – do qual fazem parte empresas de celulose, usinas de cana de açucar e mineração, por exemplo –  registrou aumento mais expressivo em sua confiança entre os segmentos industriais considerados. O crescimento na comparação com julho é de 2,5%. Os outros segmentos apresentaram relativa estabilidade em sua confiança: construção civil (0,2%) e indústria de transformação (0,5%).

Dentro dos 26 setores da indústria de transformação, 12 registraram aumento no ICEI superior a um ponto percentual na comparação com julho. Entre estes, destacam-se Edição e Impressão, Limpeza e Perfumaria e Material Eletrônico e de Comunicação, todos com crescimento superior a 5%. Por outro lado, nos setores de Indústria Diversas, Têxteis e Veículos
Automotores houve queda superior a 4%.