Veículos de Comunicação

Polícia

PMA captura gambá e multa empresa em Três Lagoas

Ospoliciais autuaram administrativamente a Fibria e aplicaram multa de R$ 20 mil

Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas foram acionados por uma moradora do bairro Joaquim Roriz para capturar um “grande rato” que estava em uma árvore em frente a sua residência. No local, os policiais constataram que o animal era, na verdade, um “gambá”. Em seguida, a mesma guarnição recolheu outro bicho da mesma espécie em um prédio na região central da cidade.

Os dois gambás estavam sadios, segundo avaliação de um veterinário e, por isso, foram soltos na reserva ambiental da Cesp – Companhia Energética de São Paulo. Segundo a PMA, recolher animais silvestres é trabalho rotineiro do comando no Estado. Somente na Capital, em média, os policiais capturam por dia 4 bichos que, geralmente, são levados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – Cras.

Multa

Ainda em Três Lagoas, os policiais receberam denúncias de uma proprietária rural de que uma empresa, desde o dia 31 de agosto, estaria retirando água com caminhões pipa e bombas de sucção, em uma área de nascente da sua propriedade, às margens da BR 158, km 30, no município.

Ontem (21), a PMA esteve no local e comprovou que a empresa Fibria – MS Celulose executava obras de conservação da rodovia, porém, não possuía autorização da proprietária e nem liberação ambiental para realizar a captação da água. A prática envolvia riscos de contaminação da nascente, bem como degradação da área de preservação permanente, pelo movimento dos veículos.

Diante da infração, os policiais autuaram administrativamente a empresa e aplicaram multa de R$ 20 mil. As atividades de captação foram paralisadas até regularização junto ao órgão ambiental.