Veículos de Comunicação

4

Três Lagoas é o 3º município mais desenvolvido de MS

Três Lagoas aparece na posição de número 25 entre as 300 cidades mais dinâmicas do país

Três Lagoas ocupa a terceira posição entre os municípios mais desenvolvidos do estado de MS, ficando atrás de Chapadão do Sul, que ocupa a 1ª posição e de Campo Grande, na segunda posição. Os dados fazem parte do Ranking das Melhores cidades Brasileiras, segundo o IFDM – índice Firjan de desenvolvimento municipal, divulgado neste domingo (26).
No ranking dos 5.564 municípios, Três Lagoas ocupa a 517ª posição.
Segundo a Firjan– Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – o estudo apresentado usa dados de 2006.

Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

Lançado em 2005, o IFDM analisa três dimensões do desenvolvimento (emprego e renda, saúde e educação) e se assemelha ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Usa indicadores oficiais como mortalidade infantil, consultas de pré-natal, abertura de vagas formais e matrículas no ensino infantil.

As variáveis que compõem o cálculo do IFDM levam em conta, no quesito emprego e renda: a geração de emprego formal, o estoque de emprego formal e os salários médios do emprego formal. No quesito educação, são analisados a taxa de matrícula na educação infantil, a taxa de abandono, a distorção idade/série, percentual de docentes com ensino superior, média de horas/aula diárias e resultado no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Em relação à saúde, o IFDM analisa o número de consultas pré-natal, os óbitos por causas mal definidas e óbitos infantis por causas evitáveis.

Municípios com IFDM entre 0 e 0,4 são considerados de baixo estágio de desenvolvimento; entre 0,4 e 0,6, de desenvolvimento regular; entre 0,6 e 0,8, de desenvolvimento moderado; e entre 0,8 e 1,0, de alto desenvolvimento.

De acordo com os dados divulgados pela Firjan, Três Lagoas aparece com índice de desenvolvimento moderado em relação à emprego/renda e educação e com índice de alto desenvolvimento em relação à saúde.
“São dados importantes, mas temos que levar em consideração que Três Lagoas é uma cidade bem diferente da que existia em 2006. De lá pra cá, evoluímos em muita coisa.

Em 2006 começamos a colocar a casa em ordem e ainda não sentíamos o reflexo das grandes indústrias em nosso dia-a-dia. Uma mostra da evolução são os dados do IPC Florenzano, que já refletem uma nova realidade do município”, comentou a prefeita Márcia Moura ao ver o resultado do IFDM.
Segundo pesquisa do Instituto Florenzano, com dados coletados em 2008, Três Lagoas aparece na posição de número 25 entre as 300 cidades mais dinâmicas do país, à frente de cidades importantes como Campinas (SP), Curitiba (PR), entre outras.