Veículos de Comunicação

Polícia

PMA inicia amanhã a operação ?Padroeira do Brasil? nos rios de MS

Durante a operação, outros crimes ambientais também serão combatidos, em especial, o tráfico de animais silvestres

A Polícia Militar Ambiental (PMA) inicia amanhã (8) e segue até a próxima quarta-feira (13) às 8 horas, a operação “Padroeira do Brasil”. O patrulhamento será reforçado com 80% do seu efetivo de um total de 352 homens para fiscalizar os rios de Mato Grosso do Sul, principalmente neste último mês de pesca aberta quando aumenta o número de turistas e da população do Estado para a prática da pesca. O objetivo é prevenir a pesca predatória.

Fiscalização

De acordo com a PMA, a fiscalização nos rios já está sendo intensificada nos últimos 15 dias com a prisão de vários pescadores. Durante a operação, outros crimes ambientais também serão combatidos, em especial, o tráfico de animais silvestres, como o de papagaios. Serão desenvolvidas ainda barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares com visitas às propriedades rurais.

A PMA dará atenção especial também ao Parque Várzeas do Ivinhema. A equipe do grupamento será reforçada por equipes do Pelotão de Dourados e com patrulhamento também nas imediações para combater todos os crimes ambientais. A prevenção à pesca predatória principalmente próxima à divisa com o Estado do Paraná será intensificada.

Três equipes da sede localizada em Campo Grande estarão realizando serviço itinerante para fiscalizar todos os tipos de crimes e infrações ambientais com contatos com as equipes de fiscalização nos rios.

O Comando da PMA alerta as pessoas que se utilizem os recursos naturais do Estado dentro do que permite a legislação com multas e penas criminais, até cinco anos de reclusão.