Veículos de Comunicação

4

Modernização e ampliação de aeroportos do Estado

A pista do aeroporto de Três Lagos também receberá balizamento para operar voos noturnos

A expansão do turismo e dos diferentes setores da economia de Mato Grosso do Sul, proporcionada pelas ações realizadas ao longo dos 46 meses de governo, inclui a modernização e reabilitação de aeroportos com investimentos no valor aproximado de R$ 24 milhões. “Entendemos que a aviação regional é fomentadora de desenvolvimento”, afirma o governador André Puccinelli.

Os principais investimentos ocorreram no aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, onde estão em andamento as obras de pavimentação da pista, construção de cerca, prédio para abrigar sistema contra incêndio e balizamento da pista para operação de voos noturnos.

Em Dourados, o governo do Estado realizou a reforma do terminal de passageiros para implantação de sala de embarque e desembarque climatizadas, sinalização da pista de pouso e decolagem, taxiamento e pátio de aeronaves, construção da cerca de proteção e Sessão de Combate a Incêndio (SCI). As modificações proporcionaram a implantação de dois voos regulares, diários, de aeronaves modelo TR 72 com capacidade para 68 passageiros.

A crescente industrialização da região de Três Lagoas, com a implantação de duas indústrias de celulose e uma terceira que será construída pela Portucel, anunciada esta semana pelo governador André Puccinelli, gerou forte demanda para estruturação e ampliação do campo de aviação, que já está sendo realizada pelo governo do Estado. A pista do aeroporto, com 2 mil metros de comprimento e 30 metros de largura, também receberá balizamento para operar voos noturnos.

Outro município a ser beneficiado é Nova Andradina, localizado a 280 quilômetros de Campo Grande. O projeto para ampliação e melhoria do aeroporto ainda está em fase de aprovação para depois ser licitado. A pista terá 2 mil metros de comprimento e 30 metros de largura. Para implementação da primeira fase do empreendimento serão investidos R$ 4 milhões.

Os recursos para modernização dos aeroportos são provenientes do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), com contrapartida do Estado.

Bela Vista, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coxim, Paranaíba, Porto Murtinho e Naviraí tiveram as pistas vistoriadas, as adequações realizadas e estão funcionando normalmente. Em Aquidauana, Costa Rica e Jardim os aeroportos ainda estão interditados, mas as prefeituras já receberam o relatório de Ações Corretivas para as modificações necessárias.

As vistorias serão realizadas a cada seis meses para assegurar a movimentação dos aeroportos e garantir segurança para as aeronaves. Na próxima semana a equipe realiza uma visita ao aeroporto de Inocência, por solicitação do prefeito Antônio Garcia dos Santos, que pretende reativar o aeródromo local.