Veículos de Comunicação

Polícia

Filhotes de papagaios são apreendidos em Três Lagoas

Os animais serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande

A polícia militar ambiental de Três Lagoas autuou ontem (17) homem que transportava em um veículo utilitário, dois filhotes de papagaios. Segundo a PMA, o infrator, residente do mesmo município, havia retirado os pássaros de um ninho na mata e havia suspeita que ele iria comercializá-los.

As aves e o veículo foram apreendidos e o traficante encaminhado à delegacia de polícia Federal de Três Lagoas, para responder pelo crime ambiental cometido. Ele foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 1 mil.    

Os animais serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.

Período de reprodução
No mês de setembro inicia o período de reprodução de algumas aves que se estende até dezembro. Com isso, o tráfico e consequentemente as apreensões aumentam.

No dia 24 de setembro, a PMA flagrou um homem no município de Anhanduí, vendendo animais para caminhoneiros. Ele possuía ilegalmente 20 curiós, dois bigodinhos, um canário-da-terra, um azulão e um pássaro-preto, além de sete canários-belgas.

157 filhotes de papagaios foram apreendidos também na última no dia 24 de setembro pela Polícia Rodoviária Federal. Os animais estavam sendo levados para São Paulo-SP por dois homens.

As aves foram apreendidas e os traficantes encaminhados à delegacia de polícia civil de Bataguassu.

Já a última grande remessa de aves que o Cras recebeu foi há dois anos, num período de quatro meses. Entre setembro e dezembro de 2008 chegaram ao Centro 1204 filhotes de papagaios.

O ano de 2010 registra até o momento grande número de tentativas de tráfico de aves. No último dia 8 de setembro, o Cras recebeu 1250 canários-da-terra, que foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal na BR-262, em Três Lagoas.