Veículos de Comunicação

Opinião

Pré-sal: o ovo que a galinha ainda não botou

 O Presidente Lula e sua candidata marionete, à falta de um programa de governo para desenvolver o País com base no trabalho, no conhecimento e no esforço comum de todos os brasileiros, estão tentando criar no imaginário popular certeza de que a riqueza do pré-sal será base de enriquecimento das camadas mais humildes da população. 

Como sabido, o PT só tem projeto de poder para manter o Estado aparelhado pelos “cumpanheros”.
Entretanto, o próprio Presidente Lula e a propaganda eleitoral de sua candidata dizem que o PRÉ-SAL É APENAS GRANDE ESPERANÇA PARA GARANTIR ESSE FUTURO.
O pré-sal, portanto, não passa de uma grande esperança de todos para que o Brasil se torne mais rico e poderoso. Não existe brasileiro que não deseje ardentemente que isso aconteça, sendo totalmente enganosa afirmação do Presidente Lula e sua candidata de que só eles teriam capacidade para realizar esse sonho. 
Todavia, muito espertos e sabedores dos problemas que ainda serão enfrentadas para concretização dessa esperança, já escalaram até a culpada por eventual dificuldade na realização desse sonho:  a oposição!
O Presidente e sua candidata sabem que existem muitos problemas a ser resolvidos antes que se possa efetivamente explorar comercialmente o petróleo do pré-sal. 
Há problemas técnicos, pois a camada do pré-sal,que fica a 5.000 m de profundidade, tem condições peculiares, que poderão dificultar ou inviabilizar exploração do petróleo abaixo desse nível; não se dispõe ainda de instrumentos hábeis à extração segura desse petróleo em escala comercial; os custos dessa exploração atualmente são exorbitantes e não há falta de petróleo no mundo, o que mantém preço do barril de óleo não compensador para produção muito cara. Hoje, ainda há novo problema: condenação mundial da exploração de petróleo em águas profundas, depois do desastre do Golfo do México!
Aliás, deve-se relembrar que um dos responsáveis pela baixa no custo do petróleo – energia fóssil não renovável, altamente poluidora e uma das maiores causas do efeito estufa no planeta – é o Presidente Lula, que na sua ânsia de aparecer e arrumar um discurso para iludir as massas, arvorou-se em líder mundial da substituição da energia fóssil pela energia renovável dos biocombustíveis, pregando que o Brasil seria o grande produtor e benfeitor da humanidade! E agora, oportunisticamente,esqueceu o discurso!
No entanto, nessa linha de pensamento, atualmente todos os países estão procurando se livrar do uso do petróleo, mas o Presidente e sua candidata, ao invés de aproveitarem a campanha eleitoral para grande discussão a respeito da matéria, preferiram iludir o povo com essa propaganda enganosa de que seremos grandes produtores dessa energia no futuro! Estão, inclusive, preparando um grande FACTÓIDE para o dia 28 de outubro, último dia da campanha eleitoral no rádio e na TV, para anunciar a MENTIRA DO INÍCIO DE EXPLORAÇÃO DO PRE-SAL.Seria bom aguardarmos primeiro a galinha cantar COCORICÓ!

Leonardo da Cunha é advogado e ex-presidente da OAB/MS